Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13867
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | O lugar da pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base |
Título(s) alternativo(s): | The place of pedagogy in the scientific world and the role of fundamental subjects El lugar de la pedagogía en el mundo científico y el papel de las disciplinas de base |
Autor: | Borges, Bruno Gonçalves Gatti Júnior, Décio |
Resumo: | O artigo a seguir trata da abordagem histórica da constituição ou pretensão constitutiva da pedagogia enquanto ciência da educação. Tem como objetivo analisar, por meio da bibliografia especializada, sobretudo de História da Educação/Pedagogia, as ações afirmativas do modelo clássico de ciência que se impôs à pedagogia já no século XX. O método utilizado para essa investigação esteve centrado na análise comparativa das obras e na identificação das matrizes do pensamento pedagógico. Percebe-se que, com tal empreendimento, a pedagogia obteve resultados diferentes do esperado, derivando, muitas vezes, no esvaziamento da própria reflexão pedagógica. |
Abstract: | This article deals with the historical approach to the constitution or
constitutive intention of pedagogy as the science of education. By means of a
specialized bibliography, especially that of the History of Education/Pedagogy, it
sets out to analyze the affirmative action of the classical science model which was
imposed on Pedagogy in the twentieth century. The method used for this research
centered on a comparative analysis of the works and identification of the origins of
pedagogical thinking. It can be seen that Pedagogy produced different results from
those expected, often resulting in the exhaustion of pedagogical reflection itself. El artículo a continuación trata del abordaje histórico de la constitución o pretensión constitutiva de la pedagogía como ciencia de la educación. Tiene como objetivo, analizar, por medio de la bibliografía especializada, sobretodo de la Historia de la Educación/Pedagogía, las acciones afirmativas del modelo clásico de ciencia que se impuso a la Pedagogía ya en el siglo XX. El método utilizado para esa investigación estuvo centrado en el análisis comparativo de las obras y en la identificación de las matrices del pensamiento pedagógico. Se percibe que, con tal emprendimiento, la pedagogía obtuvo resultados diferentes de lo esperado, resultando, muchas veces, en el agotamiento de la propia reflexión pedagógica. |
Palavras-chave: | História da educação Pedagogia Experiência Experimento History of education Pedagogy Experience Experiment Historia de la educación |
País: | Brasil |
Instituição: | José Paulo Pietrafesa |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação - FE (RG) |
Citação: | BORGES, Bruno Gonçalves; GATTI JÚNIOR, Décio. O lugar da pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base. Intera-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p.573-592, set./dez. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/20826/15665>. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5216/ia.v38i3.20826 |
Identificador do documento: | 10.5216/ia.v38i3.20826 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13867 |
Data de publicação: | 2013 |
Aparece nas coleções: | FE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Bruno Gonçalves Borges - 2013.pdf | 645,94 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons