Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13872
Tipo do documento: Artigo
Título: Representação x realidade: a assimilação do signo em lugar da realidade concreta
Autor: Loureiro, Marcos Corrêa da Silva
Resumo: A construção de conceitos dá-se em função das características assimilativas das estruturas mentais que o indivíduo constrói no decorrer da vida. Estruturas capazes de assimilar conceitos unicamente através de sua expressão verbal somente se constroem, segundo Piaget, no estágio das operações formais, que começaria, aproximadamente, aos 11 anos de idade. No entanto, a escola tenta transmiti-los já nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, utilizando como meio privilegiado de sua transmissão a linguagem, o que faz com que os signos sejam assimilados, de forma concreta, no lugar do concreto a que se referem, conforme ficou evidenciado, entre escolares de 1o grau do município de Goiânia, em estudo realizado sobre a aprendizagem dos conceitos relativos ao sistema decimal de numeração.
Abstract: Concepts building depends on assimilative characteristics of mental structures built by individuals during their lives. Mental structures able to build concepts uniquely by means of their verbal expression occur, according to Piaget, only in the stage of formal opperations, which begins approximately at the eleventh year of life. Nevertheless, schools in Brazil, using mainly language signs in their activity, intend to transmit those concepts in the four former series of fundamental teaching to 7-11 years old children. This leads children do assimilate signs in a concrete form instead of the concepts they refer to. A study conducted in Goiânia-Goiás-Brazil with students of first grade schools offers evidences of that fact in what it’s regarded to concepts learning of decimal numbering system.
Palavras-chave: Conceitos
Sistema decimal de numeração
Linguagem
Representação
Concepts
Decimal numbering system
Language
Representation
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: LOUREIRO, Marcos Corrêa da Silva. Representação x realidade: a assimilação do signo em lugar da realidade concreta. Intera-Ação, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 17-36, jul./dez. 2001. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1598/1562>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v26i2.1598
Identificador do documento: 10.5216/ia.v26i2.1598
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13872
Data de publicação: Dez-2001
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcos Corrêa da Silva Loureiro - 2001.pdf63,36 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons