Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13874
Tipo do documento: Artigo
Título: (Re)planejando aulas de ciências: o contexto de um centro de atendimento socioeducativo de Goiânia
Título(s) alternativo(s): (Re) planning classes of sciences: the context of a center for social education in Goiânia
(Re)planeando clases de ciencias... el contexto de un centro de atencion socioeducativa de Goiânia
Autor: Santana, Aline Neves Vieira
Schuvartz, Marilda
Oliveira Neto, José Firmino de
Resumo: O objetivo deste trabalho centraliza-se em apresentar a elaboração do planejamento de aulas de Ciências em uma escola que atende os jovens em conflito com a lei enquanto cumprem a medida socioeducativa de internação em Goiânia. Portanto, percebe-se a necessidade de uma abordagem qualitativa nos moldes da pesquisa participante. Para a construção dos dados opta-se pela elaboração do planejamento de aulas com a professora de ciências da Unidade Escolar. Constatou-se que tratando deste perfil de estudante, da imersão da escola dentro de um ambiente de restrição e privação momentânea de liberdade, da ausência de legislação e de um currículo específico, são atitudes simples no fazer escolar que podem permitir a esses jovens a possibilidade de adoção de procedimentos e atitudes frente à sociedade através dos conteúdos.
Abstract: The aim of this paper is mainly focused on the elaboration of a new Sciences schedule in a school where teenagers have already broken (justice conflicts) and study in rehab institutions. To realize this work and the construction of data we’ve opted for the elaboration of classes planning with the Scholar Unit Teacher. It was verified that treating this specific student profile, the imersion of the school inside of a restriction atmosphere and momentary privation of freedom, the legislation absence and without any specific curriculum, there are simple attitudes at school that can give these teenagers the possibility of adopting procedures and attitudes into the society through the contents.
El objetivo de este trabajo se centra en presentar la elaboración del planeamiento de clases de Ciencias en una escuela que asiste a jóvenes en conflicto con la ley mientras cumplen la medida socioeducativa de internación en Goiânia. Por lo tanto, se nota la necesidad de un abordaje cualitativo en los moldes de la investigación participante. Para la construcción de los datos se opta por la elaboración del planeamiento de las clases con la profesora de Ciencias de la Unidad Escolar. Se constató que, tratándose de este perfil de estudiante, de la inmersión de la escuela dentro de un ambiente de restricción y privación momentánea de libertad, de ausencia de legislación y de un currículo específico, son las actitudes simples en el desarrollo diario de la escuela las que pueden permitir a estos jóvenes la posibilidad de adopción de procedimientos y actitudes frente a la sociedad a través de los contenidos.
Palavras-chave: Adolescentes em conflito com a lei
Ensino de ciências
Planejamento de aula
Adolescents in conflict with the law
Science teaching
Lesson planning
Adolescentes en conflicto con la ley
Enseñanza de ciencias
Planeamiento escolar
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: SANTANA, Aline Neves Vieira; SCHUVARTZ, Marilda; OLIVEIRA NETO, José Firmino de. (Re)planejando aulas de ciências: o contexto de um centro de atendimento socioeducativo de Goiânia. Intera-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 447-464, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41933/24720>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v42i2.41933
Identificador do documento: 10.5216/ia.v42i2.41933
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13874
Data de publicação: Ago-2017
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Aline Neves Vieira Santana - 2017.pdf648,67 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons