Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13877
Tipo do documento: Artigo
Título: Escrever, para quê?! a redação mediando a formação de conceitos
Autor: Santos, Maria Bethânia Sardeiro dos
Resumo: Que recurso metodológico poderia contribuir para uma maior apreensão de conceitos matemáticos? Como fazer os alunos aprenderem Cálculo I de uma maneira significativa? A utilização da linguagem escrita em Matemática seria capaz de fazer com que o aluno aprendesse mais e melhor os conceitos? Trabalhando de uma maneira mais sistemática a redação nas aulas de Cálculo I, esta pesquisa procurou evidenciar o quanto esta abordagem de ensino pode contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e significativa desta disciplina. Vygotsky foi o referencial teórico utilizado para refletirmos durante a elaboração dos parâmetros que norteariam materiais, atividades e avaliações que estivessem condizentes com esta proposta.
Abstract: Which methodological recourse could contribute to a better apprehension of mathematical concepts? How should I act to make the pupils learn Calculus in a significant way? The use of written language in Mathematics would be capable of making the students learn more and better the concepts? Working with a systematic way the writing during the lessons of Calculus, this research work looked for evidence of these effects that in the learning of this discipline. Vygotsky was the theoretical reference used for our reflections during the elaboration of the parameters that would guide materials, activities and evaluations of this proposal.
Palavras-chave: Redação
Matemática
Significação
Metodologias
Compreensão
Aprendizagem
Writing
Mathematics
Significance
Methodologies
Understanding
Learning
País: Brasil
Instituição: José Paulo Pietrafesa
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação - FE (RG)
Citação: SANTOS, Maria Bethânia Sardeiro dos. Escrever, para quê?! a redação mediando a formação de conceitos. Intera-Ação, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 1-16, jul./dez. 2001. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1605/1561>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/ia.v26i2.1605
Identificador do documento: 10.5216/ia.v26i2.1605
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13877
Data de publicação: Dez-2001
Aparece nas coleções:FE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Maria Bethânia Sardeiro dos Santos - 2001.pdf91,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons