Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13900
Tipo do documento: Artigo
Título: Desenvolvimento rural e o índice de condições de vida nos municípios de Araponga e Tombos, MG: a percepção dos agricultores familiares
Autor: Oliveira, Brasilina Elisete Reis de
Ribeiro, Francis Lee
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as condições de vida dos agricultores familiares, realizada nos municípios de Tombos e Araponga, localizados na Zona da Mata de Minas Gerais, com base na aplicação do Índice de Condições de Vida (ICV).Tal indicador permite captar a percepção dos indivíduos acerca de suas reais condições de vida. Os resultados gerais indicam que os agricultores familiares consideram boas as suas condições de vida, porém, apontam uma demanda por políticas públicas específicas para a realidade local. Assinalam também a necessidade de (re)organização das representações sociais, consideradas por eles como importante aliadas para o fortalecimento da agricultura familiar, bem como para o processo do desenvolvimento rural, mas que apresentam fraco desempenho.
Abstract: The paper presents the results of a research about the perceptions of family farmers regarding their living conditions in two towns of Minas Gerais, Tombos and Araponga. It wasusedthe Índice de Condições de Vida (ICV). The results indicate that farmers have a good evaluating of their life conditions, despite claim specific public policies to the development of these areas. It was also per-ceived the need of reorganization of social representations, considered by them as important allies for the strengthening of family agriculture, as well as for the rural development process, but which present poor performance.
Palavras-chave: Desenvolvimento rural
Agricultura familiar
Percepção e Índice de Condições de Vida (ICV)
Rural development
Family agriculture
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia - EA (RG)
Citação: OLIVEIRA, Brasilina Elisete Reis de; RIBEIRO, Francis Lee. Desenvolvimento rural e o índice de condições de vida nos municípios de Araponga e Tombos, MG: a percepção dos agricultores familiares. Revista Ideas, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 41-75, jul./dez. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/13900
Data de publicação: Dez-2014
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Brasilina Elisete Reis de Oliveira - 2014.pdf536,24 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons