Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1422
Tipo do documento: Article
Título: A linguagem retórica da propaganda: uma análise comparativa
Título(s) alternativo(s): The advertising rhetorical language: acomparative analysis.
Autor: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Santee, Nellie Rego
Resumo: A retórica vem sendo utilizada como uma ferramenta persuasiva desde os tempos da Grécia Antiga, e nos séc. XX e XXI ela tem retomado sua força com a massificação dos meios de comunicação e a utilização dos mesmos para a divulgação de produtos, serviços e marcas pela propaganda e publicidade. Este estudo tem como objetivo aprofundar o estudo das relações que podem ser feitas entre a linguagem da propaganda e o sistema retórico desenvolvido por Aristóteles, passando por todas as suas etapas: Invenção, Disposição, Elocução e Ação. Foi abordada também a maneira como a propaganda se utiliza dos argumentos e do estilo para alcançar a persuasão, além da relação do texto publicitário com o etos, patos e logos, para concluir que a propaganda, como um texto persuasivo por essência, se utiliza muito mais da retórica do que imaginam os criativos que a produzem.
Abstract: The rhetoric has been used as a persuasive tool since the Ancient Greece, and now, in the XX and XXI centuries, it has returned along with the mass media and their use for advertising brands and products. This article seeks to understand the relations between the advertising language and the rhetorical system developed by Aristotle, going through all their stages: Invention (heurésis), Disposition (taxis), Elocution (lexis), Action (hypocrisis). It will also be said how advertising uses rhetorical arguments and style to pursue persuasion, along with the relation between the ad text and etos, patos and logos, to finally see that advertising, as a persuasive discourse by essence, uses a lot much more from rhetoric that their creative people imagine.
Palavras-chave: Linguagem publicitária
Retórica
Aristóteles
Publicidade e Propaganda
Persuasão
Instituição: Simone Antoniaci Tuzzo
Citação: SANTOS, G. F. C. dos; SANTEE, N. R. A linguagem retórica da propaganda: uma análise comparativa. Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 13, n. 1, p.10-24, jan./jul. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/19283>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1422
Data de publicação: 30-Jul-2010
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
19283-79895-1-PB.pdf656,41 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.