Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14305
Tipo do documento: Artigo
Título: A vida: qual sua origem? uma reflexão no espaço-tempo
Autor: Ferreira, ldelvone Mendes
Resumo: A história das Ciências,em especial,a da que trata das teo­rias do surgimento da vida, é entremiada por períodos de grandes de bates, quando uma teoria vigente é contestada,sendo sugerida sua rejeição pelos pesquisadores mais radicais. Na maioria dos casos,após algum tempo, chegam todos à conclusão de que a teoria inicial não estava completamente errada , mas precisou ser ajustada para incorporar os fenômenos e/ou mecanismos recém-descobertos. Sem a pretensão de aumentar as controvérsias, mas sim, bus­car sanar um problema eminente no contexto da Ciência, onde muitas pessoas cujas crenças, sejam religiosas ou cientificas , as condicionam a pensar, ou mesmo, aceitar de forma diferenciada,o processo do surgimento da vida, duas hipóteses são contrastadas, para efeito de debate , em suas tendências e pensamentos. Uma diz que a vida é obra da criação de um "Deus Onipotente", como descreve o Livro de Géne­sis; a outra, diz que a vida "evoluiu" a partir de substâncias inorgânicas que se arranjaram, possibilitando o surgimento da vida e, consequentemente, sua evolução. Ao analisar as questões relacionadas ã or'igem da Vida , tal­vez julgue que tais questionamentos não o atinja, contudo,muitos se deixam levar pela opinião popular ou pela emoção. De modo a evitar isso e chegar a conclusões ponderadas, precisa-se considerar as evidências com a mente aberta, livre de ufanismos e preconceitos, evi­tando transformar as teorias em religiões imutáveis.
Abstract: The history of Sciences specialy, that one who deal with the theory of appearence of life, is intermingled by periods big contests, when the present one is contested, being suggested it's rejection by the most throughgoing researches.·In majority of cases, after some time, all of them made a deduction that the original theory wasn't completely wrong, but needed to be ad?ptely to incorporate the phenomenons or the newest bared mechanism.
Palavras-chave: Vida
Criação a evolução
País: Brasil
Instituição: Maria Helena Melo Cunha Santos
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Citação: FERREIRA, ldelvone Mendes. A vida: qual sua origem? uma reflexão no espaço-tempo. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 80-89, jan./dez. 1991. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/4741/3986>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/bgg.v11i1.4741
Identificador do documento: 10.5216/bgg.v11i1.4741
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14305
Data de publicação: Dez-1991
Aparece nas coleções:IESA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - ldelvone Mendes Ferreira - 1991.pdf354,56 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons