Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1437
Tipo do documento: Article
Título: Lucio Flávio, o passageiro da agonia, de Hector Babenco
Título(s) alternativo(s): Cinema: the representation of journalist in Lúcio Flávio, o passageiro da agonia
Autor: Nogueira, Lisandro
Resumo: A representação do jornalista nos filmes brasileiros dos anos 60 difere dos newpapers movies americanos da época. Nos filmes Boca de Ouro (62), O desafio (65) e Terra em Transe (67) o jornalista não é herói e nem vilão, descartando-se o melodrama como estratégia narrativa. A partir dos anos 70, esse olhar crítico se esvai e ganha corpo o filme de jornalista atrelado ao modelo americano. Lúcio Flávio, o passageiro da agonia é exemplo de uma nova maneira de representar o jornalista no cinema brasileiro.
Abstract: The portraiture of the journalist in brazilian movies of the' 1960s is different from that of newspaper movies of the same period. In the films Boca de Ouro(1962), O Desafio(1965) eTerra em transe(1967) which discard melodrama as a narrative technique, the journalist is neither a hero or a vilain. From the 1970s on, this approach extinguishes and brazilian newspaper movies became more similar to the american model. Lúcio Flávio, o passageiro da agonia is an exemple of a new way of portraying the journalist in the brazilian cinema.
Palavras-chave: Cinema e jornalismo
Filmes de jornalista
Instituição: Simone Antoniaci Tuzzo
Citação: NOGUEIRA, L. Lucio Flávio, o passageiro da agonia, de Hector Babenco. Comunicação & Informação, Goiânia, GO, v. 7, n. 2, p. 212-217, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/24401>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1437
Data de publicação: 30-Dez-2004
Aparece nas coleções:FIC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24401-102814-1-PB.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.