Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14441
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos |
Título(s) alternativo(s): | La médiation de l’enseignement-apprentissage de la géographie par des charges, cartuns et bandes dessinées |
Autor: | Silva, Eunice Isaias da Cavalcanti, Lana de Souza |
Resumo: | Esse artigo é resultado da divulgação de parte de um es-tudo realizado para a pesquisa de doutorado de Geografia do Instituto de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG). O título proposto para esse trabalho é “Charges e tiras de quadrinhos como media-ção para o estudo de cidade na Geografia escolar”. A pretensão é contribuir com uma discussão sobre o po-tencial dessa produção cultural do cotidiano, em mediar a relação ensino-aprendizagem de conteúdos geográficos, principalmente relativos à cidade. A idealização de se realizar essa investigação foi a partir da constatação do interesse demonstrado pelos alunos por meio da experi-ência observada em trabalhos realizados nas aulas de Ge-ografia do Ensino Básico no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG). Em uma abordagem conceitual faz-se uma exposição do que tem sido discutido atual-mente sobre esse tema, no ensino de uma forma geral e em especial na Geografia escolar. |
Abstract: | Cet article est le résultat de la diffusion d’une partie d’une étude réalisée pour la recherche de doctorat en Géogra-phie de l’Institut des Études Socio-environnementales de l’Université Fédérale de Goiás (Iesa-UFG). Le titre pro-posé pour ce travail est ‘‘Charges et bandes dessinées comme médiation pour l’étude de la villee en Géographie scolair’’. La prétention est de contribuer à une discussion sur le potentiel de cette production culturelle du quotidien comme médiation du rapport enseignement-apprentissa-ge de contenus géographiques, principalement de ceux qui concernent les villes. L’idée de la réalisation de cette enquête est originée de la constatation de l’intérêt montré par les élèves à travers l’expérience observée dans des travaux réalisés dans les classes de Géographie du pre-mier cycle d’enseignement au Centre de Recherche Ap-pliqueé à l’Éducation (Cepae- UFG). Dans une approche conceptuelle est faite une exposition de ce qui est dis-cuté actuellement sur ce thème-ci, dans l’enseignement d’une forme générale et plus spécifiquement en Géogra-phie scolaire. |
Palavras-chave: | Linguagem alternativa no ensino Recursos didáticos Geografia escolar langage alternatif dans l’enseignement Ressources didactiques Géographie scolaire |
País: | Brasil |
Instituição: | Tadeu Alencar Arrais |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG) |
Citação: | SILVA, Eunice Isaias da; CAVALCANTI, Lana de Souza. A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 141-156, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/5729/4531>. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5216/bgg.v28i2.5729 |
Identificador do documento: | 10.5216/bgg.v28i2.5729 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14441 |
Data de publicação: | Dez-2008 |
Aparece nas coleções: | IESA - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Eunice Isaias da Silva - 2008.pdf | 714,39 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons