Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14441
Tipo do documento: Artigo
Título: A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos
Título(s) alternativo(s): La médiation de l’enseignement-apprentissage de la géographie par des charges, cartuns et bandes dessinées
Autor: Silva, Eunice Isaias da
Cavalcanti, Lana de Souza
Resumo: Esse artigo é resultado da divulgação de parte de um es-tudo realizado para a pesquisa de doutorado de Geografia do Instituto de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG). O título proposto para esse trabalho é “Charges e tiras de quadrinhos como media-ção para o estudo de cidade na Geografia escolar”. A pretensão é contribuir com uma discussão sobre o po-tencial dessa produção cultural do cotidiano, em mediar a relação ensino-aprendizagem de conteúdos geográficos, principalmente relativos à cidade. A idealização de se realizar essa investigação foi a partir da constatação do interesse demonstrado pelos alunos por meio da experi-ência observada em trabalhos realizados nas aulas de Ge-ografia do Ensino Básico no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG). Em uma abordagem conceitual faz-se uma exposição do que tem sido discutido atual-mente sobre esse tema, no ensino de uma forma geral e em especial na Geografia escolar.
Abstract: Cet article est le résultat de la diffusion d’une partie d’une étude réalisée pour la recherche de doctorat en Géogra-phie de l’Institut des Études Socio-environnementales de l’Université Fédérale de Goiás (Iesa-UFG). Le titre pro-posé pour ce travail est ‘‘Charges et bandes dessinées comme médiation pour l’étude de la villee en Géographie scolair’’. La prétention est de contribuer à une discussion sur le potentiel de cette production culturelle du quotidien comme médiation du rapport enseignement-apprentissa-ge de contenus géographiques, principalement de ceux qui concernent les villes. L’idée de la réalisation de cette enquête est originée de la constatation de l’intérêt montré par les élèves à travers l’expérience observée dans des travaux réalisés dans les classes de Géographie du pre-mier cycle d’enseignement au Centre de Recherche Ap-pliqueé à l’Éducation (Cepae- UFG). Dans une approche conceptuelle est faite une exposition de ce qui est dis-cuté actuellement sur ce thème-ci, dans l’enseignement d’une forme générale et plus spécifiquement en Géogra-phie scolaire.
Palavras-chave: Linguagem alternativa no ensino
Recursos didáticos
Geografia escolar
langage alternatif dans l’enseignement
Ressources didactiques
Géographie scolaire
País: Brasil
Instituição: Tadeu Alencar Arrais
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)
Citação: SILVA, Eunice Isaias da; CAVALCANTI, Lana de Souza. A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 141-156, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/5729/4531>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/bgg.v28i2.5729
Identificador do documento: 10.5216/bgg.v28i2.5729
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14441
Data de publicação: Dez-2008
Aparece nas coleções:IESA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Eunice Isaias da Silva - 2008.pdf714,39 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons