Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1459
Tipo do documento: Other
Título: Substituição tributária do ICMS: impacto financeiro na arrecadação do estado de Goiás em decorrência da inclusão dos setores de autopeças e material de construção
Autor: Lucena, Ricardo Martins de
Resumo: O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um componente importante nos preços praticados pelas empresas comerciais e industriais. A sistemática de cobrança deste tributo por substituição tributária vem sendo ampliada nos últimos anos pelo Governo de Goiás, e tem por objetivos aumentar a eficácia da arrecadação e facilitar a fiscalização do referido tributo. O estudo apresentado teve por objetivo mensurar o impacto financeiro da adoção da substituição tributária do ICMS para os segmentos de autopeças e material de construção na arrecadação deste imposto no Estado de Goiás, com a utilização da técnica de comparação de médias “antes” e “depois” da data de introdução (data-base) desses segmentos nesse regime de tributação. Com base na análise dos dados, concluiu-se que o regime de substituição tributária causou impacto financeiro positivo na receitas de ICMS dos segmentos foco deste estudo. Percebeu-se que as arrecadações dos setores que não foram submetidos ao regime de substituição tributária no período pesquisado não tiveram alterações significativas quando comparadas com os recolhimentos antes da data-base com as arrecadações após esta data.
Palavras-chave: Arrecadação
ICMS
Substituição tributária
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1459
Data de publicação: 18-Out-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Martins.pdf847,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.