Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14618
Tipo do documento: Artigo
Título: A leitura como varinha de condão
Autor: Souza, Agostinho Potenciano de
Resumo: A leitura do discurso sobre a pedagogia da leitura no ensino médio em um depoimento de Luzia de Maria procura caracterizar, seguindo as condições de produção desse texto, os sujeitos desse movimento de linguagem. A análise do discurso tem contribuído para entender as formações imaginárias, as formações discursivas e as formações ideológicas que o intercâmbio verbal propicia de forma menos evidente.
Abstract: La lecture du discours sur la pédagogie de la lecture litteraire dans un texte de Luzia de Maria cherche la caractérisation, selon les conditions de production, des sujets dans ce mouvement langagier. L’Analyse du Discours est suffisante pour démontrer comment les formations imaginaires, les formations discoursives et les formations idéologiques traversent la production verbale et créent des sens moins visibles.
Palavras-chave: Leitura
Pedagogia da leitura
Análise do discurso
Condições de produção
Ensino literário
Lecture
Pedagogie de la lecture
Analyse du discours
Conditions de production
Enseignement litteraire
País: Brasil
Instituição: Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: SOUZA, Agostinho Potenciano de. A leitura como varinha de condão. Signótica, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 11-26, jan./dez. 2002. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/7298/5165>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/sig.v14i1.7298
Identificador do documento: 10.5216/sig.v14i1.7298
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14618
Data de publicação: Dez-2002
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Agostinho Potenciano de Souza - 2002.pdf59,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons