Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14624
Tipo do documento: TCC
Título: Qualidade do gasto público do governo de Goiás: análise do período de 2012 a 2015
Autor: Silva, Ceres Elisa
Primeiro orientador: Oliveira, Johnny Jorge de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Johnny Jorge de
Silva, Ricardo Augusto Ferreira e
Nascimento, Denise Fernandes
Resumo: Um governo bem estruturado é aquele capaz de distribuir renda e planejar estratégias que impulsionem o desenvolvimento e aprimorem o bem-estar da população. Portanto, é necessário que o dinheiro investido pelo poder público apresente um nível de retorno aos cidadãos que esteja de acordo com os seus direitos e as suas necessidades básicas. Nos últimos anos, as contas públicas do Estado de Goiás vêm apresentando problemas de gestão e se encontram deficitárias. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a qualidade do gasto público do governo de Goiás nos anos de 2012 a 2015 através do Índice de Qualidade de Gasto Público (IQGP). A problemática do estudo se deu pela busca da verificação do nível de qualidade dos investimentos do governo goiano em cinco funções de despesa pública: Educação, Saúde, Transporte, Habitação e Segurança Pública. A hipótese adotada na pesquisa foi de que quanto maior o investimento, maior o retorno social em determinada área de despesa. Os resultados encontrados foram classificados do maior índice de qualidade (maior retorno social) ao menor índice (menor retorno social), evidenciando que a função com pior retorno social foi a Segurança Pública de Goiás, enquanto que os investimentos na função Habitação apresentaram maior retorno social. Em um cenário geral, a hipótese estabelecida na pesquisa é parcialmente negada, sendo que o quantitativo investido não apresentou relação direta com a qualidade do gasto em 4 (quatro) das 5 (cinco) funções analisadas.
Palavras-chave: Qualidade
Despesa pública
Retorno social
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiàs
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SILVA, Ceres Elisa. Qualidade do gasto público do governo de Goiás: análise do período de 2012 a 2015. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14624
Data de publicação: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ciências Contábeis - Ceres Elisa Silva - 2016.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.