Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14625
Tipo do documento: TCC
Título: Incentivos fiscais e distribuição de riqueza nas empresas da BM&Fbovespa
Autor: Luz, Eduarda Neves
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Cunha, Moisés Ferreira da
Pereira, Ednei Morais
Resumo: As inconstantes mudanças no ambiente onde as organizações estão inseridas fazem com que estas sejam avaliadas pela maneira como aplicam seus recursos e por como devolvem tais recursos à sociedade. No contexto social encontram-se diversos grupos de interesse relacionados às empresas, grupos estes que alinham suas preocupações aos seus interesses. A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é capaz de evidenciar como as empresas estão gerindo a riqueza gerada, sendo assim capaz de fornecer respostas para os mais diversos grupos sociais. Quanto aos incentivos fiscais a associação destes com a riqueza distribuída se justificam na lógica percebida de que empresas que apresentam subvenções deveriam distribuir mais riqueza. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar qual a relação entre os incentivos fiscais e a distribuição de riqueza para pessoal, governo, terceiros e capital próprio das empresas brasileiras. Utilizou-se dados das Demonstrações de Valor Adicionado (DVA) e do Patrimônio Líquido de 120 empresas listadas na BM&F Bovespa, no período de 2010 a 2015. Por meio da análise de regressão, utilizando dados em painel e modelos estatísticos de efeitos fixos e aleatórios conforme adequação às variáveis verificou-se que os incentivos fiscais não estão relacionados com a distribuição de riqueza para pessoal, governo e terceiros, mostrando-se relacionado apenas com a distribuição para capital próprio. Diante disso, conclui-se que os incentivos fiscais aparentam contrariar a compreensão de que estes deveriam surtir em algum efeito na riqueza gerada distribuída, principalmente em relação a geração de empregos, através dos gastos com pessoal.
Palavras-chave: Incentivos fiscais
Distribuição de riqueza
Subvenções
DVA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: LUZ, Eduarda Neves. Incentivos fiscais e distribuição de riqueza nas empresas da BM&Fbovespa. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14625
Data de publicação: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Eduarda Neves Luz - 2017.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.