Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14630
Tipo do documento: TCC
Título: Influência da informação do custo total na tomada de decisão de aquisição de automóveis
Autor: Silva, Lana de Abreu Batista
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Primeiro membro da banca: Silva, Júlio Orestes da
Silveira, Elmo Dias da
Araujo, Kleber Domingos de
Resumo: O mercado automobilístico brasileiro é um dos mais aquecidos do mundo, o que gera um mercado ativo e permite discutir o aperfeiçoamento de técnicas para tomada de decisão do consumidor em um ambiente repleto de opções de aquisição. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi verificar a influência da informação de Custo Total para o Consumidor (CTC) na decisão de aquisição de automóveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi construído um experimento no qual, foi estimado o CTC de quatro veículos para uma vida útil estimada em 5 anos. A amostra final contou com 330 estudantes da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, formando dois grupos: controle (sem a informação de CTC) e experimental (com a informação de CTC). Para a análise de dados foi utilizada a técnica de regressão logística multinomial. A análise experimental permitiu identificar que o indivíduo que tem a informação de CTC tende a fazer uma escolha distinta do que não tem. Ao fim da análise do grupo de controle foi possível identificar que o consumidor, quando munido apenas das características do automóvel e seu preço de aquisição, coloca como artefato preponderante para escolha o custo/benefício atribuído por ele ao automóvel, o que é específico para cada indivíduo que realiza a decisão. Por meio da análise do grupo experimental verifica-se que a informação de CTC exerce influência ao passo que o Ônix foi o modelo com o melhor CTC estimado e obteve a maioria das decisões de compra do grupo (44,1%). Enquanto o Gol, que representa a pior opção se analisado o CTC, teve a variável dada como insignificante, caracterizando o consumidor do modelo preocupado com aspectos da marca e não de custo. Conclui-se que, quando o indivíduo possui a informação de CTC, este tende a optar pela opção de menor valor final. O que ficou evidente, pois a escolha pelo modelo Gol feita no grupo experimental é menor se comparado ao grupo de controle. Enquanto o modelo Ônix domina as escolhas no grupo experimental, o que não ocorre no grupo de controle.
Palavras-chave: Automóveis
Custo total para o consumido
Experimento
Regressão logística multinomia
Tomada de decisão
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SILVA, Lana de Abreu Batista. Influência da informação do custo total na tomada de decisão de aquisição de automóveis. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14630
Data de publicação: 5-Jul-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contàbeis - Lana de Abreu Batista Silva - 2017.pdf675,54 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.