Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14635
Tipo do documento: TCC
Título: A relação entre a distribuição de dividendos e o retorno das ações no Brasil
Autor: Almeida, Rayanne Ferreira Rodrigues
Primeiro orientador: Cunha, Moisés Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Fernandes, Maíra Jessika
Carmo, Carlos Henrique Silva do
Resumo: Baseado na Teoria do “Pássaro na Mão” que tem como argumento principal a aversão do investidor ao risco e sua preferência por dividendos correntes aos incertos ganhos de capital. Inserido dentro do contexto brasileiro de politica de distribuição dividendos, no qual é fundamental o conhecimento dos aspectos legais devidos suas peculiaridades. Representadas pela figura do dividendo mínimo obrigatório (DMO) e pela figura do dividendo adicional proposto (DAP), denominado de acordo com o ICPC 08 “Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos“. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi analisar a relação entre o retorno da ação e a distribuição de dividendos das empresas listadas na BM&FBOVESPA no ano de 2015. Apresentando a seguinte hipótese: Existe relação positiva entre a distribuição de dividendos das empresas listadas na BM&FBOVESPA e o retorno da ação. Por meio da analise de regressão linear múltipla e pela segregação dos proventos em obrigatório e adicional, verificou-se que tanto o DMO quanto o DAP não influenciam o retorno da ação, revelando-se uma informação não relevante para explicação do retorno da ação, portanto sem influência positiva ou negativa. O resultado encontrado foge ao esperado e vai de encontro com a Teoria da Irrelevância dos Dividendos.
Palavras-chave: Dividendo mínimo obrigatório
Dividendo adicional proposto
Retorno
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: ALMEIDA, Rayanne Ferreira Rodrigues. A relação entre a distribuição de dividendos e o retorno das ações no Brasil. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14635
Data de publicação: 4-Jul-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Rayanne Ferreira Rodrigues Almeida - 2017.pdf742,58 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.