Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14638
Tipo do documento: TCC
Título: Geração e distribuição do valor adicionado e a remuneração de executivos nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil
Autor: Rodrigues Neto, Eurípedes Pereira
Primeiro orientador: Silva, Júlio Orestes da
Primeiro membro da banca: Silva, Júlio Orestes da
Pereira, Ednei Morais
Veloso, Cleber Roberto de Sena
Resumo: No contexto atual, no qual os proprietários do capital estão distantes da gestão das empresas, cresce a busca por melhores práticas de controle gerencial que induzam os executivos a depreenderem mais esforços para alcançar resultados cada vez maiores, o que acaba por corroborar com o conflito de agência. A Demonstração do Valor Adicionado (DVA), representa para a contabilidade um novo rumo em comparação com as Demonstrações Contábeis tradicionais, pois, além de evidenciar o lucro dos investidores, demonstra a distribuição da riqueza gerada aos agentes que ajudaram a formar a respectiva riqueza da organização. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo verificar a relação entre geração e distribuição do valor adicionado e a remuneração de executivos nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Os dados da pesquisa são secundários e foram coletados do banco de dados SInC - Sistemas de Informações Corporativas e Economática®. A amostra não probabilística é formada por 23 companhias de capital aberto com demonstrativos divulgados pela CVM por um período de análise de 2011 a 2015. A fim de responder à questão de pesquisa, foram criados cinco modelos de regressão linear múltipla, os quais tiveram variáveis de geração e distribuição de riqueza como dependentes e variáveis de remuneração como independentes. Os resultados encontrados apontam que a remuneração pode impactar a geração e distribuição do valor adicionado expresso na DVA, entretanto, pode variar dependendo do parâmetro utilizado, ou seja, os resultados foram diferentes quando se tratou de distribuir riqueza para pessoal, remunerar capitais próprios, de terceiros, etc. Ademais, o uso de incentivos variáveis não necessariamente se mostrou como determinante para que tais distribuições fossem maiores ou menores.
Palavras-chave: Valor adicionado
Remuneração de executivos
Distribuição de valor
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: RODRIGUES NETO, Eurípedes Pereira. Geração e distribuição do valor adicionado e a remuneração de executivos nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14638
Data de publicação: 3-Jul-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Eurípedes Pereira Rodrigues Neto - 2017.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.