Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14644
Tipo do documento: Artigo
Título: “Fé cega, faca amolada”: projeto Avá-Canoeiro. relato das atividades de letramento e sistematização de aquisição da escrita/leitura alfabética
Autor: Braggio, Silvia Lucia Bigonjal
Resumo: Neste artigo apresento as atividades de educação escolar realizadas de 26 a 30 de agosto, na última visita da 1a Etapa do Projeto Avá-Canoeiro, realizada por mim e pelo bolsista e meu orientando José Estevão Rocha Arantes, com parte do grupo dos seis Avá-Canoeiro residentes na área indígena Avá-Canoeiro, Minaçu, Goiás, considerado em perigo de extinção. Nele, faço uma descrição do processo de aquisição da leitura/escrita alfabética nesta última visita. Nesta visita foi instaurada a sistematização do processo de aquisição da escrita/leitura alfabética (que distingo da fase inicial de letramento) em um sentido bastante amplo, que perdura por toda a vida. A fim de contextualizar as atividades de aquisição, discuto primeiramente o percurso histórico do grupo Avá-Canoeiro no seu contato com a sociedade envolvente, focalizando a língua e o atual estado sociolingüístico do grupo, os quais iluminam a educação escolar do grupo.
Abstract: From September of 2002 to August of 2003 was developped with the indigenous people Ava-Canoeiro of Minaçu/GO, a program of school education, dealing specifically with literacy, or better, their first approach to the alphabetic written language. During this process, they interacted with the written language in all of their functions, significations, supports, styles, genders etc., in order to be prepared to start a literacy program, initiated in this last visit of the first part of the the whole program that should be instaured through their own knowledge not only of the alphabetic written language, but mainly of their real world. In my view, by being proud of their culture and language, they will able to have more success and more critical awareness, to deal with two differents ways of thinking and consciously acting as citizens in their country. The history of the contact of the group with the whites and the tipological sociolinguistic situation gave a great support to the literacy program.
Palavras-chave: Avá-Canoeiro
Educação escolar e aquisição de língua escrita
Literacy
Acquisition of written language
País: Brasil
Instituição: Maria Zaíra Turchi
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: BRAGGIO, Silvia Lucia Bigonjal. “Fé cega, faca amolada”: projeto Avá-Canoeiro. relato das atividades de letramento e sistematização de aquisição da escrita/leitura alfabética. Signótica, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 271-302, jul./dez. 2003. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/16218/9878>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/sig.v15i2.16218
Identificador do documento: 10.5216/sig.v15i2.16218
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14644
Data de publicação: Dez-2003
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Silvia Lucia Bigonjal Braggio - 2003.pdf251,7 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons