Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1465
Tipo do documento: Other
Título: Análise da classificação das empresas do setor construção sob a ótica do desempenho econômico-financeiro no período de 2009 a 2012
Autor: Silva, Thiemy Imamura
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi averiguar se a classificação setorial das empresas do setor de construção esta sendo adequada frente às características econômico-financeiras. De acordo com esse objetivo, a amostra foi todas as empresas do setor de construção presentes no banco de dados do software da Economática e da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), simultaneamente, com exceção das empresas Sergen e Tecnisa que não possuíam informações suficientes no banco de dados na Economática, e o período foi de 2009 a 2012. Em relação à metodologia, utilizou-se como método de pesquisa uma análise estatística, denominada análise de aglomerados, que agrupou as empresas da amostra por semelhança, com base em suas características por meio dos indicadores de desempenho. Com os resultados dessa análise, foi possível verificar através dos gráficos que grande parte das empresas do setor de construção, possuía semelhanças econômico-financeiras, no período. Além disso, conclui-se que a empresa Mendes Jr. indicou maior grau de heterogeneidade do grupo. E as empresas Cyrela Realty, Gafisa e PDG Realt, foram consideradas as mais homogêneas do setor, entre elas, de acordo com o período analisado.
Palavras-chave: Análise de aglomerados
Classificação setorial
Indicadores de desempenho
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1465
Data de publicação: 18-Out-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiemy Imamura.pdf20,04 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.