Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14671
Tipo do documento: TCC
Título: Pesquisa em contabilidade pública no Brasil: um estudo bibliométrico nos anos de 2006 a 2016
Autor: Silva, Alan Brito da
Primeiro orientador: Freire, Mac Daves de Morais
Primeiro membro da banca: Freire, Mac Daves de Morais
Oliveira, Johnny Jorge de
Rech, Ilírio José
Resumo: Este estudo objetiva retratar o perfil dos artigos científicos em Contabilidade Pública com publicação entre os anos de 2006 e 2016 em periódicos nacionais. Para tanto, foi utilizada uma análise bibliométrica, com características descritiva, documental e quantitativa para a concretização dos achados. Foi utilizado como critério para a seleção dos periódicos o sítio da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). Para este trabalho, os periódicos foram avaliados nos seguintes estratos do Qualis: A2, B1, B2, B3 e B4. Análise bibliométrica foi estabelecida a partir da estipulação de variáveis ligadas a características conceituais de Contabilidade Pública (MCASP 7ª Edição), a abordagem metodológica dos periódicos e a características dos pesquisadores. Com resultado, constatou-se o estrato B3 possui maior número de artigos publicados. O conceito de Contabilidade Pública encontra-se maior ênfase no aspecto Fiscal. Quanto ao objetivo metodológico de pesquisa, mostrou-se limitada, embora sobressaiam as características descritiva e exploratória. Quanto à abordagem metodológica, abordagem quantitativa possui maior relevância nas publicações. Os procedimentos bibliográfico e documental são refletidos na maioria das pesquisas. O quantitativo da titulação acadêmica está distribuído nas diversos estratos do Qualis, exceto pós-doutor. A UnB aparece como origem da maioria dos pesquisadores. O pesquisador Maurício Correa da Silva é quem possui maior número de artigos publicados.
Palavras-chave: Contabilidade pública
MCASP
Bibliometria
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SILVA, Alan Brito da. Pesquisa em contabilidade pública no Brasil: um estudo bibliométrico nos anos de 2006 a 2016. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14671
Data de publicação: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Alan Brito da Silva - 2017.pdf995,42 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.