Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14676
Tipo do documento: Artigo
Título: A problematização de um mito: como e quem pode contextualizar novas palavras no processo de abordagem lexical?
Título(s) alternativo(s): The problematization of a myth: how and who can contextualize new lexical items in foreign/english language classes?
Autor: Freitas, Marco Túlio de Urzêda
Pessoa, Rosane Rocha
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que visou problematizar a noção de contexto no processo de aquisição/aprendizagem de vocabulário em aulas de inglês. Os dados evidenciaram a relevância da contextualização lexical no trabalho com estratégias diretas e indiretas de aprendizagem, bem como desmistificaram a ideia de que apenas o professor tem o poder de contextualizar novos itens lexicais apresentados em sala de aula.
Abstract: This article focuses on the results of a research study which intended to problematize the notion of context in the process of vocabulary acquisition/ learning in English classes. The data pointed out the relevance of lexical contextualization in the work with direct and indirect learning strategies (OXFORD, 1990), as well as demystified the idea that only teachers can contextualize new lexical items presented in class.
Palavras-chave: Aquisição/aprendizagem de vocabulário
Contexto
Estratégias diretas e indiretas de aprendizagem
Vocabulary acquisition/learning
Context
Direct and indirect learning strategies
País: Brasil
Instituição: Maria Zaíra Turchi
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: FREITAS, Marco Túlio de Urzêda; PESSOA, Rosane Rocha. A problematização de um mito: como e quem pode contextualizar novas palavras no processo de abordagem lexical? Signótica, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 393-418, jul./dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/6086/4793>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/sig.v20i2.6086
Identificador do documento: 10.5216/sig.v20i2.6086
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14676
Data de publicação: Dez-2008
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marco Túlio de Urzêda Freitas - 2008.pdf93,49 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons