Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14697
Tipo do documento: Artigo
Título: Entre livros, florestas e desejos: a formação literária do jovem Neruda
Título(s) alternativo(s): Between books, forests and wishes: the literary formation of young Neruda
Entre libros, bosques y deseos: la formación literaria del joven Neruda
Autor: Paula, Marcelo Ferraz de
Resumo: O artigo discute aspectos da formação literária de Pablo Neruda, com base na leitura de poemas escritos em sua adolescência e juventude. Em diálogo com alguns de seus principais críticos e biógrafos (TEITELBOIN, 1994; LOYOLA, 2010; SICARD, 1981), identificamos nas obras do período um autor que busca seus temas mais caros, testa procedimentos formais e, principalmente, põe em marcha um imaginário poético que se prolongará, com vários contornos, nos seus livros mais reconhecidos. A análise destaca o impacto das leituras realizadas pelo jovem Neruda e a relevância de algumas passagens biográficas, como as primeiras experiências amorosas, a convivência familiar e a militância estudantil, investigando ecos dessas passagens na configuração da obra central do poeta chileno, em especial na sua lírica amorosa e de cunho político-social.
Abstract: This paper examines aspects of the literary formation of Pablo Neruda, focusing on the reading of poems written in his youth, and his critics and biographers (TEITELBOIN, 1994; LOYOLA, 2010; SICARD, 1981). We identified in his texts an author that seeks his dearest themes, tries formal procedures and, especially, creates a poetic world which will continue in his most famous works. The analysis highlights the impact of his readings and the relevance of some biographical passages, like first love experience, family life and student militancy, discussing the echoes of these passages in the central work of the Chilean poet, with special focus on his romantic lyric and sociopolitical oriented poetry.
Este artículo discute aspectos de la formación literaria de Pablo Neruda, en base a la lectura de poemas escritos en su adolescencia y juventud. En diálogo con algunos de sus principales críticos y biógrafos (TEITELBOIN, 1994; LOYOLA, 2010; SICARD, 1981), identificamos en las obras de ese período un escritor que busca sus temas, prueba ciertos procedimientos formales y, principalmente, pone en marcha un imaginario poético que se prolongará, con varios contornos, en sus libros más reconocidos. La investigación destaca el impacto de las lecturas hechas por el joven Neruda y la relevancia de ciertos eventos biográficos, como las primeras experiencias amorosas, la convivencia familiar y la militancia estudiantil, investigando los ecos de esos eventos en la configuración de la obra central del poeta chileno, especialmente en su lírica amorosa, política y social.
Palavras-chave: Pablo Neruda
Formação
Adolescência
Cuadernos de Temuco
Crepusculário
Formation
adolescence
País: Brasil
Instituição: Joana Plaza Pinto
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras - FL (RG)
Citação: PAULA, Marcelo Ferraz de. Entre livros, florestas e desejos: a formação literária do jovem Neruda. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 143-174, jan./jun. 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/34112/22150>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/sig.v28i1.34112
Identificador do documento: 10.5216/sig.v28i1.34112
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14697
Data de publicação: Jun-2016
Aparece nas coleções:FL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcelo Ferraz de Paula - 2016.pdf296,85 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons