Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14712
Tipo do documento: TCC
Título: Motivos alegados pela CVM para a republicação de demonstrações e o consequente impacto nos indicadores econômico-financeiros das entidades notificadas
Autor: Rodrigues, Beatriz Mateus
Primeiro orientador: Pereira, Ednei Morais
Primeiro membro da banca: Pereira, Ednei Morais
Souza, Fernanda Rodrigues
Silveira, Elmo Dias da
Resumo: As entidades de capital aberto brasileiras possuem como órgão regulamentador de suas demonstrações financeiras, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que possui competência para fiscalizar tais demonstrações e, consequentemente, determinar o seu refazimento e republicação, caso haja inconsistências com as normas e regulamentos contábeis. Nesse sentido, a CVM envia ofícios às entidades sob sua fiscalização que incorreram em erros conforme sua óptica, determinando que as mesmas republiquem suas informações. Tais republicações são de alto custo às empresas e tendem a impactar na tomada de decisão de seus usuários, e, além disso, quando incorretas, as demonstrações podem acarretar em análises errôneas. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar os motivos que levaram a CVM a determinar a republicação de demonstrações financeiras das entidades sob sua fiscalização, avaliando-se o possível impacto causado nos indicadores econômico-financeiros em decorrência de tais motivos. Assim, a análise qualitativa dos motivos que levaram o órgão fiscalizador a determinar a republicação das entidades de capital aberta, bem como a análise econômico-financeira de tais entidades permitiram concluir que os motivos mais alegados pela CVM em seus ofícios foram os relacionados a impropriedades no reconhecimento e/ou mensuração de ativos e passivos, e à falta de evidenciação em notas explicativas. Além do mais, pôde-se concluir ainda, que os motivos relacionados a contas de Balanço Patrimonial impactam os indicadores econômico-financeiros, seja de forma negativa ou positiva. No entanto, a falta de evidenciação, apesar de bastante recorrente entre as entidades, não é capaz de impactar a análise econômico-financeira das entidades, porém, pode prejudicar a confiabilidade dos usuários das demonstrações.
Palavras-chave: Republicação
Demonstrações financeiras
Indicadores econômicos financeiros
CVM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: RODRIGUES, Beatriz Mateus. Motivos alegados pela CVM para a republicação de demonstrações e o consequente impacto nos indicadores econômico-financeiros das entidades notificadas. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14712
Data de publicação: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Beatriz Mateus Rodrigues -2017.pdf885,18 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.