Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14713
Tipo do documento: TCC
Título: Nível de divulgação de combinação de negócios das empresas do novo mercado nos anos de 2014 a 2016 conforme o CPC 15
Autor: Cruz, Danilo Cardoso Santa
Primeiro orientador: Freire, Mac Daves de Morais
Primeiro membro da banca: Freire, Mac Daves de Morais
Rodrigues, Fernanda Fernandes
Silveira, Elmo Dias da
Resumo: Combinação de Negócios são operações no qual uma entidade obtém o controle de um ou mais negócios, no qual identifica-se a empresa adquirente e a empresa adquirida. Objetivo do artigo é verificar o nível de divulgação das empresas do Novo Mercado que realizaram operações de Combinação de Negócios nos anos de 2014 a 2016. Nos estudos anteriores como o de Nakayma (2012) e Silva e Rodrigues (2015), verificou-se o índice de divulgação na casa dos 60%. O estudo deste trabalho enquadra-se como exploratório e descritivo com a abordagem do problema sendo qualitativa e quantitativa em que analisaram 135 empresas do novo mercado, no qual a amostra foi composta por 38 empresas que realizaram combinação de negócios nos anos de 2014 a 2016. Para coleta dos dados, foram utilizadas as informações de divulgação obrigatória do CPC 15. Foram utilizados diversos testes estatísticos para confirmar os valores das médias. Os resultados desta pesquisa indicaram que o índice de divulgação médio dos três analisados foi de 73%, o setor financeiro e de exploração de imóveis foi o único setor em que as empresas divulgaram 100% das informações exigidas. O setor que menos divulgou foi o de Construção Civil, com um percentual de 33%. A descrição da empresa adquirida e a data de aquisição foram às informações mais divulgadas pelas empresas, enquanto que o motivo da combinação de negócios e a descrição qualitativa dos fatores que compõe o ágio (goodwill) foram as informações menos divulgadas pelas empresas. Os resultados desta pesquisa revelaram pouca aderência das empresas às normas do CPC 15 – Combinação de Negócios, mas é necessária a realização de outras pesquisas sobre o assunto para obter um nível de divulgação mais exato.
Palavras-chave: Combinação de negócios
Divulgação
Controle
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: CRUZ, Danilo Cardoso Santa. Nível de divulgação de combinação de negócios das empresas do novo mercado nos anos de 2014 a 2016 conforme o CPC 15. 2017.39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14713
Data de publicação: 4-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Ciências Contábeis – Danilo Cardoso Santa Cruz - 2017.pdf790,99 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.