Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14714
Tipo do documento: TCC
Título: Lei anticorrupção:uma análise sob o prisma comportamental
Autor: Nunes, Erika dos Santos
Primeiro orientador: Machado, Michele Rilany Rodrigues
Primeiro membro da banca: Machado, Michele Rilany Rodrigues
Zanolla, Ercílio
Machado, Lúcio de Souza
Resumo: Com o objetivo de verificar se realmente existiam reforços e estímulos contidos na Lei Anticorrupção, foi necessária analisá-la, dando atenção ao contexto na época de sua criação, para em seguida tentar interpretar e verificar o tamanho de sua abrangência. Foi possível entender que o comportamento humano pode ser visto como influenciado e/ou influenciador, desde que se utilizem os reforços corretos para obtenção do que se espera. No momento em que se compreende a relação de interação entre organismo e ambiente, faz-se necessário interpretar os possíveis tipos de comportamento existentes e esperados.. É importante lembrar que o comportamento humano é funcional, existindo somente porque vão existir condições favoráveis para sua ocorrência, e nessas horas surgem às oportunidades para influenciá-lo, de modo a reforçar, modelar ou controlar certos tipos de atitudes. Na análise da lei verificou-se que existiam duas categorias que se destacavam em termos de influência, sendo a punição e a recompensa uma forma de recolta de resultados. Vale ressaltar que existem mecanismos que podem ajudar nesse tipo de reforço (punições e recompensas), mas para que esses dêem resultados, são necessários que os indivíduos afetados os percebam como tais. Nesta análise, foram encontrados traços dessas categorias que condicionam o comportamento no conteúdo da Lei Anticorrupção.
Palavras-chave: Comportamento
Estímulos
Contingências
Metacontingência
Punições
Recompensas
Lei anticorrupção
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: NUNES, Erika dos Santos. Lei anticorrupção: uma análise sob o prisma comportamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14714
Data de publicação: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Erika dos Santos Nunes - 2017.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.