Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14731
Tipo do documento: TCC
Título: A percepção do profissional de Educação Física no tratamento com pacientes portadores de marca-passo cardíaco definitivo
Autor: Souza, Carlos Henrique
Primeiro orientador: Braga, Pedro Paulo Pereira
Primeiro membro da banca: Braga, Pedro Paulo Pereira
Resumo: O número de cirurgias de implantação de marca-passo cardíaco nos últimos anos no Brasil vem aumentando significativamente, fazendo com que cada vez mais pessoas tenham seus estilos de vida mudados devido aos estigmas acerca da recuperação e reabilitação póscirurgia, como consequência a qualidade de vida e a capacidade funcional dessas pessoas ficam prejudicados. Os programas de treinamento físico vêm ganhando espaço cada vez mais neste campo, porém ainda há pouca produção cientifica acerca do tema. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de identificar o trato do profissional de educação física em pacientes cardiopatas com Marcapasso Cardíaco Implantável (MCD). Para isso, foram entrevistados dez profissionais de educação física que atuam na área do treinamento na cidade de Goiânia. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Para análise, os dados foram organizados em três categorias: a) O trato com o paciente portador de MCD; b) Da formação para o campo do trabalho; c) Diretrizes e recomendações especializadas como um (des)aliado do profissional de educação física. Os resultados nos mostram que os profissionais de educação física alegam pouca segurança em intervir em cardiopatas com MCD e, da mesma forma, desconhecimento acerca dos programas de treinamento mais adequados para este público. Também verificamos que existe uma lacuna na formação dos profissionais de educação física, o que se dá, principalmente, pela carência de discussões acerca do tema. Concluímos que a intervenção de programas de exercícios físicos em cardiopatas com MCD é dificultada não só pelo estigma vivido pelo paciente, mas também favorecido pelo conhecimento insuficiente do profissional de educação física que não está preparado para lidar com este público.
Palavras-chave: Profissional de Educação Física
Exercício físico
Marca-passo
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: SOUZA, Carlos Henrique. A percepção do profissional de Educação Física no tratamento com pacientes portadores de marca-passo cardíaco definitivo. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14731
Data de publicação: Dez-2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Carlos Henrique Souza - 2017.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons