Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14734
Tipo do documento: TCC
Título: Avaliação relativa por múltiplos de empresas em oferta pública de aquisição de ações no Brasil
Autor: Pinheiro, Juliana Andréa Silva
Primeiro orientador: Cunha, Moisés Ferreira da
Primeiro membro da banca: Cunha, Moisés Ferreira da
Machado, Camila Araújo
Rech, Ilírio José
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os múltiplos utilizados nas ofertas públicas de aquisição de ações (OPAs) por setor de atuação e verificar se este tipo de avaliação é utilizado para determinar o valor da empresa ou se é aplicado apenas como um método complementar, embora as empresas sejam de um mesmo setor. O trabalho visa ainda apresentar se este é o método preferencial entre as companhias conforme a literatura atual, dadas algumas limitações. Para a identificação deste modelo de avaliação de empresas, realizou-se uma análise nos laudos de avaliação econômico-financeira para os fins de oferta pública de aquisição de ações disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de 2002 a 2016. Através dos laudos analisados, concluiu-se que 26,23% das Companhias utilizam o modelo de múltiplos para determinar seu valor ao mercado e 59,02% das Companhias aplicam a metodologia de avaliação por Fluxo de Caixa Descontado (FCD), sendo este, portanto, o método de avaliação preferencial entre as empresas. Foram identificados 29 tipos de múltiplos nos laudos das companhias e ficou evidenciado que este tipo de avaliação, por múltiplos, é aplicado como um teste de consistência, em função de suas limitações. Os resultados estão de acordo com a literatura atual em que este não é considerado um método preferencial e nem totalmente confiável quanto a mensuração do valor de uma companhia ao mercado, o que fica evidente pela sua baixa utilização.
Palavras-chave: Avaliação de empresas
Avaliação relativa por múltiplos
Laudos de avaliação
Ofertas públicas de ações
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econõmicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: PINHEIRO, Juliana Andréa Silva. Avaliação relativa por múltiplos de empresas em oferta pública de aquisição de ações no Brasil. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14734
Data de publicação: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Juliana Andréa Silva Pinheiro - 2017.pdf818,43 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.