Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14737
Tipo do documento: TCC
Título: Value relevance de ativos biológicos – uma análise incremental do modelo de Ohlson
Autor: Conegliam, Lorena
Primeiro orientador: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Primeiro membro da banca: Carmo, Carlos Henrique Silva do
Cunha, Moisés Ferreira da
Machado, Camila Araújo
Resumo: A informação contábil é relevante quando auxilia o usuário na tomada de decisão e uma das maneiras de verificar essa relevância é analisar o comportamento dos acionistas através do preço das ações. As alterações advindas da padronização às normas internacionais aumentaram a relevância da informação contábil para os investidores. Uma das alterações ocorridas pela convergência foi na mensuração os ativos biológicos (CPC 29), que agora são mensurados a valor justo. Diante dessa alteração, o presente trabalho teve como objetivo investigar a relevância para o mercado de capitais da mensuração a valor justo dos ativos biológicos verificando a existência ou não do poder incremental desses ativos nos preços das ações para as empresas listadas na B3. Para tal análise foi utilizado o Modelo de Ohlson e a amostra foi composta pelas empresas que possuíam saldo de ativo biológico no período de 2010 a 2016. Foram criadas três hipóteses, a primeira de que o lucro e o patrimônio líquido seriam value relevants, a segunda o lucro, o patrimônio líquido e o os ativos biológicos seriam value relevants e a terceira o lucro, o patrimônio líquido e o tamanho do ativo biológico seriam value relevants. Para verificar as hipóteses estabelecidas foi realizada regressão de dados em painel com a utilização do software Stata 13.0. Os resultados apontaram que o lucro, o patrimônio líquido e os ativos biológicos não são relevantes e o poder incremental dos ativos biológicos foi praticamente nulo.
Palavras-chave: Ativo biológico
value relevance
Modelo de Ohlson
CPC 29
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econõmicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: CONEGLIAM, Lorena. Value relevance de ativos biológicos – uma análise incremental do modelo de Ohlson. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14737
Data de publicação: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG – Ciências Contábeis – Lorena Conegliam - 2017.pdf729,14 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.