Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14744
Tipo do documento: TCC
Título: Determinantes da atuação profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis
Autor: Sousa, Rafael Silva de
Primeiro orientador: Araújo, Kleber Domingos de
Primeiro membro da banca: Araújo, Kleber Domingos de
Silva, Julio Oreste da
Pinto, Danillo César Bueno
Resumo: Em tempos de globalização, em que o mercado de trabalho se encontra muito competitivo, os profissionais são cada vez mais exigidos. Nesse universo destaca-se o profissional contábil como um dos mais requisitados. Nesse sentido, cabem ás universidades, como fonte propagadora do conhecimento, capacita-los e obter meios de respostas de seu ensino. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam os egressos de ciências contábeis da cidade de Goiânia a exercerem ou não a carreira contábil. Para tanto, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo.Utilizou-se de um questionário eletrônico como instrumento de pesquisa, em que foram obtidas 53 respostas que caracterizaram a amostra. Percebeu-se no estudo que os fatores mais pertinentes para o não exercício da carreira contábil foram à falta de experiência, a baixa remuneração e o mercado competitivo. Além disso, por meio da pesquisa, constatou-se que o grupo de egressos que atuam na área contábil considerava-se bem preparado para o mercado ao concluir a graduação, o que por sua vez não foi notado no grupo que não exerce a carreira contábil. Também destaca-se no que tange a remuneração, que o grupo que não exerce a área profissionalmente a área, percebem uma remuneração maior, em relação aos demais egressos. Contudo, este apresenta um menor nível de satisfação do que os respondentes que na atua na área contábil.
Palavras-chave: Profissional contábil
Egressos
Mercado de trabalho
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econõmicas - FACE (RG)
Nome do curso: Ciências Contábeis (RG)
Citação: SOUSA, Rafael Silva de. Determinantes da atuação profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14744
Data de publicação: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Ciências Contábeis - Rafael Silva de Sousa - 2017.pdf438,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.