Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14795
Tipo do documento: Artigo
Título: Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos
Título(s) alternativo(s): Computer programming: understanding the students learning difficulties
Autor: Ambrósio, Ana Paula Laboissière
Almeida, Leandro da Silva
Macedo, Joaquim
Santos, Alexandre
Franco, Amanda H.
Resumo: As dificuldades dos alunos na aprendizagem das disciplinas de programação de computadores são frequentes, explicando o insucesso académico e o abandono de alguns alunos nos cursos de informática. Neste artigo, descrevemos tais dificuldades tomando o discurso de professores e de alunos, contrastando aqui alunos com bom e fraco rendimento Neste sentido, após um levantamento da literatura internacional na área, descrevemos as percepções de professores e alunos sobre as exigências cognitivas e académicas da aprendizagem de programação. Os resultados obtidos sugerem que os fracos alunos apresentam claras dificuldades na abstracção dos problemas e tendem para uma resolução por tentativa e erro dos problemas. Os bons alunos, descrevem uma maior concentração dos seus esforços na análise aprofundada do problema, sua partição e representação mental, avançando para a resolução com maior clareza cognitiva, organizando a solução em passos sequenciais
Palavras-chave: Programação de computadores
Informática
Raciocíonio algorítmico
Aptidões cognitivas
Ensino superior
País: Espanha
Unidade acadêmica: Instituto de Informática - INF (RG)
Citação: AMBRÓSIO, Ana Paula L.; ALMEIDA, Leandro S.; MACEDO, Joaquim ; SANTOS, Alexandre; FRANCO, Amanda H. Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Coruña, v. 19, n. 1, p. 185-197, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14795
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:INF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ana Paula Laboissière Ambrósio - 2011.pdf114,06 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons