Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14824
Tipo do documento: TCC
Título: A História da Bíblia: uma experiência em 360º
Autor: Oliveira, Bruna Rodrigues de
Coelho, Nathali Fernandes
Freitas, Joice Silva
Sousa, Thayrone de Jesus
Ferreira Junior, Sérgio
Primeiro orientador: Silva, Wagner Bandeira da
Primeiro membro da banca: Silva, Wagner Bandeira da
Passos, Ravi Figueiredo
Souza, Joelson Santos de
Resumo: Os estudos de design da informação oferecem importantes orientações para o desen-volvimento de materiais pedagógicos, dos quais os infográficos são recursos de grande eficácia. No contexto da educação religiosa, o uso de tais fundamentos ainda é um tanto incipiente, particularmente quando associados a recursos tecnológicos mais avançados. Isso resulta em materiais educacionais ultrapassados em relação às experiências com as quais os novos perfis de usuários têm contato em sua vida diária. Este projeto tem como objetivo demonstrar a pesquisa sobre o uso de mídias educacionais dentro da educação religiosa cristã atual, visando apontar o pouco desenvolvimento dessas ferramentas em conjunto com ferramentas interativas e como elas se relacionam com o usuário cristão jovem. O trabalho visa analisar aspectos das áreas da educação, cristianismo e tecnologia para desenvolver um cenário em 360º, baseado em princípios da linguagem infográfica. Para sua criação, a pesquisa tomou por base a metodologia de Fassina (2011) para desen-volvimento de infográficos. O resultado é a criação de um motion graphic em 360º intitu-lado “A História da Bíblia: uma experiência em 360º”, que apresenta a temática do Período Manuscrito do livro sagrado , como material de suporte educacional para os espaços de estudos religiosos sob uma perspectiva mais contemporânea do uso das tecnologias
Abstract: The studies of information design offer important orientations for the developing of pedagogical materials, of which the infographics are a very efficient resource. In the con-text of religious education, the use of such elements is still somewhat incipient, particu-larly when associated with more advanced technological resources. This results in outda-ted educational materials in relation to the experiences with which the new user profiles have contact in their daily lives. This project aims to demonstrate the research on the use of educational media within contemporary Christian religious education, aiming to point out the little development of these tools in conjunction with interactive tools and how they relate to the young Christian user. The work aims to analyze aspects of the areas of education, Christianity and technology to develop a scenario in 360º, based on principles of the infographic language. For its creation, the research was based on the methodology of Fassina (2011) for infographic development. The result is the creation of a 360º motion graphic titled “The Story of the Bible: A 360º Experience,” which presents the Manuscript Period of the sacred book, As educational support material for religious study spaces from a more contemporary perspective of the use of technologies.
Palavras-chave: História da Bíblia
Motion graphic
Infografia
Educação
Infographic
Educational
The Story of the Bible
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Nome do curso: Design Gráfico (RG)
Citação: OLIVEIRA, Bruna Rodrigues de et al. A história da Bíblia: uma experiência em 360°. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14824
Data de publicação: 9-Dez-2016
Aparece nas coleções:FAV - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Desing Gráfico - Bruna Rodrigues de Oliveira - 2016.pdf8,94 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons