Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1484
Tipo do documento: Article
Título: Questões LGBT em debate: sobre desafios e conquistas
Título(s) alternativo(s): Debate on LGBT issues: challenges and achievements
Autor: Mello, Luiz
Braz, Camilo
Freitas, Fátima Regina Almeida de
Avelar, Rezende Bruno de
Resumo: Neste texto são apresentadas reflexões acerca da história recente do movimento LGBT no Brasil, com ênfase em seus principais desafios e conquistas. O que se destaca, neste contexto, é o caráter contraditório dos debates públicos acerca da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, haja vista que sua humanidade não parece consensualmente reconhecida pelo conjunto da sociedade e que os discursos de grupos religiosos fundamentalistas tendem a questionar sua legitimidade como sujeitos de direitos a partir de um posicionamento político que coloca em xeque a laicidade do Estado. Também se reflete sobre o lugar dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário num cenário de incertezas jurídicas e morais, ressaltando-se a importância da construção de uma cultura política que reconheça a livre expressão da orientação sexual e das performances de gênero, para além dos parâmetros e valores da norma heterocêntrica.
Este texto presenta reflexiones sobre la historia reciente del movimiento LGBT en Brasil, con énfasis en sus principales retos y logros. Lo que se destaca en este contexto es el carácter contradictorio de los debates públicos acerca de la ciudadanía de lesbianas, gays, bisexuales, travestis y transexuales, ya que su humanidad no parece ampliamente reconocida por la sociedad en su conjunto y que los discursos de los grupos religiosos fundamentalistas tienden a cuestionar su legitimidad como sujetos de derechos desde una posición política que pone en tela de juicio el Estado laico. También reflexiona sobre el lugar del Ejecutivo, del Legislativo y del Judicial em un contexto de inseguridad jurídica y moral, poniendo de relieve la importancia de construir una cultura política que reconoce la libre expresión de la orientación sexual y actuaciones de género, más allá de los parámetros y los valores del estándar heterocéntrico.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Ativismo LGBT
Cidadania
Direitos sexuais
Brasil
Instituição: Roberto Lima
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: MELLO, L.; BRAZ, C.; FREITAS, F. R. A. de; AVELAR, R. B. de. Questões LGBT em debate: sobre desafios e conquistas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/20680/12331>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1484
Data de publicação: Jun-2012
Aparece nas coleções:FCS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20680-87847-1-PB.pdf685,36 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.