Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1485
Tipo do documento: | Article |
Título: | Concepções e funções avaliativas em anatomia humana |
Título(s) alternativo(s): | Concepts and evaluative functions in human anatomy |
Autor: | Mata, Fabiana Ribeiro da Mata, João Roberto da Souza, Márcio Christian Rodrigues Santos, Sara Dayane |
Resumo: | Este estudo teve como propósito identificar e analisar as concepções e funções avaliativas na visão dos professores e alunos, da disciplina de anatomia humana, do primeiro ano do curso de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Foi realizada a revisão da literatura sobre as concepções e práticas avaliativas no processo ensino-aprendizagem, seguido do levantamento de dados sobre o ponto de vista de professores e alunos, no intuito de compreender melhor as dificuldades que professores e alunos enfrentam durante o processo avaliativo na disciplina de anatomia humana. Constatou-se a forte presença da concepção tradicional de avaliação, onde a prova é o principal instrumento avaliativo, e tem como finalidade medir conhecimentos e determinar a aprovação. Foi constatada a necessidade de repensar alguns aspectos da avaliação, para que ela possa efetivamente estar a serviço da aprendizagem na disciplina de anatomia humana e contribuir para a formação e qualificação dos futuros cirurgiões dentistas. This study had as an objective to identify and analyse the concepts and evaluative functions in the view of professors and students of the human anatomy course of the first year Dentistry class of the Federal University of Goias. A review of the literature was performed regarding the concepts and evaluation practices in the teaching and learning process, followed by obtaining data on the point of view of professors and students, with the intent to better understanding the challenges faced by professors and students during the evaluation process in the discipline of human anatomy. It was observed that there is a strong presence of a traditional evaluative concept, whereby the exam is still the principal evaluation instrument, and has as a final objective to measure knowledge and determine a passing grade. It was observed also that there is a need for rethinking some aspects of the evaluation process, so that learning in the discipline of human anatomy can be effectively served, as well as to best contribute to the formation and qualification of future dentistry surgeons. |
Palavras-chave: | Educação superior Odontologia Anatomia humana Aprendizagem |
Instituição: | Ricardo Menegatti |
Citação: | MATA , F. R. da; MATA, J. R. da; SOUZA, M. C. R; SANTOS, S. D. Concepções e funções avaliativas em anatomia humana. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, GO, v.6, n.2, 2009. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/REF/article/view/6547/4806>. |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1485 |
Data de publicação: | Jun-2009 |
Aparece nas coleções: | FF - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6547-24436-1-PB.pdf | 109,17 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.