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Tipo do documento: Article
Título: Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua
Título(s) alternativo(s): Commodification of the female body: a study on the fotographic image of naked woman
La mercantilización del cuerpo femenino: un studio sobre la imagen fotográfica de la mujer desnuda
Autor: Agricola, Nestor Persio Alvim
Resumo: Este trabalho consiste no relato de uma pesquisa realizada durante o ano de 2009, sob as bases da fenomenologia, em que o objeto de estudo foi o corpo nu feminino exibido como forma de arte nas publicações de nome Playboy editadas em 2008. O método utilizado foi a análise fotográfica, de Roland Barthes (2005), que trata a fotografia como fenômeno passível de leitura e que compõe o quadro do que ganhou denominação de indústria cultural. O artigo trata, sobretudo, do corpo feminino na sociedade contemporânea, sua constituição estética padronizada e os mecanismos de depreciação a que está submetido.
This paper reports a survey conducted during 2009 based on the fundamentals of phenomenology. The object of study was naked female body displayed as an art form in "Playboy" magazine published in 2008. The method used was Photographic Analysis of Roland Barthes (2005), which seems photography as a phenomenon capable of being analyzed and that composes the picture of the so-called Cultural Industry. This article deals specially with the female body in contemporary society, its standardized aesthetic constitution and the mechanisms of depreciation to which it is submitted.
Este documento es un informe de una encuesta realizada en 2009, bajo los cimientos de la fenomenología, en la que el objeto de estudio fue el cuerpo femenino desnudo que aparece como una forma de arte en publicaciones nombradas como Playboy, publicadas en 2008. El método utilizado consistió en un análisis fotográfico de Roland Barthes (2005), que trata la fotografía como un fenómeno que puede leerse y que hace parte de la designada industria cultural. El artículo trata efectivamente del cuerpo de la mujer en la sociedad contemporánea, la constitución de una norma estética y los mecanismos de la depresión que está sujeta.
Palavras-chave: Fotografia
Corpo
Mulher
Mercadoria
Indústria cultural
Instituição: Roberto LIma
Unidade acadêmica: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Citação: AGRICOLA, N. P. A. Da mercadorização do corpo feminino: um estudo sobre a imagem fotográfica da mulher nua. Sociedade e Cultura, Goiânia, v.14, n.1, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/15690/9894>.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/1487
Data de publicação: Jun-2011
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