Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14905
Tipo do documento: Artigo
Título: O diálogo produtivo no ensino do projeto de interfaces
Título(s) alternativo(s): Productive dialogue on teaching interacti on design
Autor: Ferreira, Deller James
Gonçalves, Anderson Cavalcante
Berretta, Luciana de Oliveira
Resumo: Os diálogos produti vos ajudam signifi cati vamente no fomento da criati vidade, que é requisitada pela indústria e muito relevante e evidente nos processos de projeto de interface. Assim, ensinar a ser criati vo é um esforço importante na educação dos alunos envolvidos no estudo de interação humano- computador. Este trabalho destaca a importância da criati vidade verbal, fornecendo evidências empíricas de que, quando os alunos se envolvem em discussões produti vas com outros estudantes, novas ideias, novos conhecimentos surgem, e se aprofundam. Neste trabalho foram realizados dois estudos de caso. No primeiro foram investi gadas três turmas envolvidas no curso de computação gráfi ca. Os padrões de discurso produti vo que descrevem avanço do conhecimento quando os estudantes criti caram, mas também criaram a parti r de ideias alheias. O segundo estudo de caso foi executado em seis turmas de um curso de interação humano-computador. Resultados de análise das mensagens online mostraram que alunos que fi zeram uma melhor avaliação críti ca, mas também criati va, relacionaram ideias e buscaram novas interpretações. Além disso, as interfaces desenvolvidas pelos alunos foram mais criati vas
Abstract: Producti ve dialogues help signifi cantly in fostering creati vity, which is required by the industry and very relevant and evident in the process of interface design. Thus, taught to be creati ve is an important eff ort in educati ng the students involved in the study of human computer interacti on. This work highlights the importance of verbal creati vity, providing empirical evidence that when students engage in producti ve discussions with other students, new ideas, new knowledge emerge and deepen. In this paper two case studies were conducted. In the fi rst three classes involved were investi gated in the course of computer graphics. Patt erns of discourse producti on depicti ng the advancement of knowledge when students were involved criti cally, but creati velly on others’ ideas. The second case study was performed in six classes involved in the course of human-computer interacti on. Results from discourse analysis showed that students did criti cal but creati ve evaluati on, also related new ideas and searched for new interpretati ons. Besiades, the interfaces developed by the students were more creati ve.
Palavras-chave: Diálogo produtivo
Projeto de interface
Interação-humano computador
Criatividade
Productive dialogue
Project interface
Human computer interaction
Creativity
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Informática - INF (RG)
Citação: FERREIRA, Deller James; GONÇALVES, Anderson Cavalcante; BERRETTA, Luciana de Oliveira. O diálogo produtivo no ensino do projeto de interfaces. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 331-343, set. 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14905
Data de publicação: Set-2015
Aparece nas coleções:INF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Deller James Ferreira - 2015.pdf734,28 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons