Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14962
Tipo do documento: Artigo
Título: Representações escatológicas em três cantigas satíricas ibéricas (séculos XIII-XIV)
Título(s) alternativo(s): Escathological representations in three iberian satirical songs (XIIIth- XIVth centuries)
Autor: Santos, Dulce Oliveira Amarante dos
Resumo: Este artigo analisa três leituras poéticas satíricas em galego-português, dos séculos XIII c XIV, sobre os sinais catastróficos do final dos tempos. Essas cantigas mostram as ressonâncias das representações do imaginário religioso cristão na literatura laica. Há duas representações recorrentes dos sinais da proximidade do apocalipse: o mundo às avessas e a vinda do Anticristo. Cada cantiga satírica delineia um mundo ao mesmo tempo particular ibérico e uni versai europeu, criado numa determinada vivência histórica dos reinos cristãos da Península Ibérica. Três trovadores ricos-homens de linhagem nobre foram os autores dessas composições risíveis, mas também testemunhos da sensibilidade de sua época. O primeiro foi Joan Soárez Coelho, bastardo da linhagem dos Coelhos e autor rla gesta de seu antepassado Egas Moniz; o segundo, o trovador-clérigo Martim Moya ( ou Moxa), provavelmente aragonês, e o terceiro, D. Pedro, Conde de Barcelos, filho bastardo do rei português Dinis.
Abstract: This article seeks to explore three satírica! pocms (cantigas) ofXlllth and XIV centurics on catastrophic signals of thc end of thc world. Thcse lay compositions reveal imagcs from thc Christian religious imaginary on the apocalyptical signals which preceed the Final Judgement. Two imagcs are recurrent: thc world up sidc down and thc coming oft'he Antichrist. Joan Soárez Coelho, Martim Moya (or Moxa) e Pedro, Conde de Barcelos, are the sclcctcd noble poets ofthese songs. Thesc works show thc use ofboth cultural european topai and iberic cultural situations.
Palavras-chave: Escatologia
Representação
Anticristo
Mundo às avessas
Cantiga
Escathology
Antichrist
The world up side down
Satírical songs
Image
País: Brasil
Instituição: Dulce Oliveira Amarante dos Santos
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de História - FH (RG)
Citação: SANTOS, Dulce O. Amarante dos. Representações escatológicas em três cantigas satíricas ibéricas (séculos XIII-XIV). História Revista, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 345-361, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/9171/6319>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/hr.v10i2.9171
Identificador do documento: 10.5216/hr.v10i2.9171
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14962
Data de publicação: Dez-2005
Aparece nas coleções:FH - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Dulce Oliveira Amarante dos Santos - 2005.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons