Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15010
Tipo do documento: Artigo
Título: A teoria/concepção sistêmica: uma perspectiva crítica na pedagogia de Educação Física?
Autor: Ferreira, Marcelo Guina
Resumo: Inicialmente pensado para ser uma resenha do livro Educação Física e sociedade, em que encontramos parte essencial da construção teórica da chamada concepção sistêmica de educação física, este artigo amplia seus limites e dialoga com algumas outras produções no âmbito desta que pretende ser uma ‘sociologia (sistêmica) da educação física’. Nossas considerações se direcionam para aspectos epistemológicos, políticos e pedagógicos desta teoria. Argumentamos que: a) ela aponta elementos metodológicos que contribuem com o discurso crítico em EF; b) encontra-se atravessada tanto por pressupostos que identificam o discurso crítico quanto por aqueles que demarcam uma postura conservadora; c) uma perspectiva sociológica com base na teoria dos sistemas possui fatores limitantes para o desenvolvimento de algo como uma uma ‘sociologia da EF’.
Abstract: The initial aim of this paper was to report the book Educação Física e sociedade, mainly the systemic conception of physical education. As this article enlarged its limits, it enclosed other productions in the field of “sociology of physical education” with the epistemological, political and pedagogical elements of this theory. We realized that: a) it points out methodological elements which contribute to the critical discourse of physical education; b) it presents characteristics of a critical discourse as well as a conservative attitude; c) it presents a sociological perspective based on a systemic theory with restrictive elements to the development of a “sociology of physical education”.
Palavras-chave: Concepção sistêmica
Sociologia
Educação Física
Systemic conception
Sociology
Physical Education
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: FERREIRA, Marcelo Guina. A teoria/concepção sistêmica: uma perspectiva crítica na pedagogia de Educação Física? Pensar a Prática, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 36-52, jul./jun. 1999/00. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/27/26>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v3i0.27
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v3i0.27
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15010
Data de publicação: Jun-2000
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Marcelo Guina Ferreira - 2000.pdf87,23 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons