Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15013
Tipo do documento: Artigo
Título: Aproximações exploratórias sobre educação, Educação Física e sociedade: adversidades de um currículo
Autor: Oliveira, Cristina Borges de
Resumo: Este texto pretende elaborar uma reflexão à respeito da relação sociedade- educação – Educação Física e as adversidades de um currículo. Para tanto, vamos inicialmente contextualizar o atual momento histórico vivenciado pela sociedade humana, desvelando o desenvolvimento das teorias pedagógicas presentes na educação brasileira de um modo geral; em um segundo momento, apresentar alguns elementos acerca da adesão da Educação Física Escolar à teoria histórica-crítica da Educação, pela via da sistematização da proposta crítico-superadora. Esperamos, assim, evidenciar um “caminhar intelectual “ que nos permita realizar a síntese necessária e fundamental para a compreensão da Educação e da Educação Física no Brasil.
Abstract: The purpose of this paper is to reflect upon the relation between society/education/ Physical Education and the curriculum adversities. For that reason, first, the actual historical moment lived by human society is contextualized in order to unveil the development of pedagogic theories present at the Brazilian education in general. Second, some elements of the adherence of Physical Education at Schools to the Historical and Critical Theory of Education are presented through the systematization of the criticalovercoming proposal. It is hoped, therefore, to make evident an “intellectual process” which allows realizing a summary for the fundamental and necessary comprehension of Education and of Physical Education in Brazil.
Palavras-chave: Educação
Educação Física
Currículo
Sociedade
Education
Physical Education
Curriculum
Society
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: OLIVEIRA, Cristina Borges de. Aproximações exploratórias sobre educação, Educação Física e sociedade: adversidades de um currículo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 99-114, jul./jun. 2000/01. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/79/77>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v4i0.79
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v4i0.79
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15013
Data de publicação: Jun-2001
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Cristina Borges de Oliveira - 2001.pdf117,17 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons