Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15016
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Educação infantil: o lugar da pedagogia e da Educação Física em uma perspectiva sócio-histórico-dialética |
Título(s) alternativo(s): | Infant eductation: the lace of pedagogy and of Physical Education in a social-historical-dialectic perspective |
Autor: | Barbosa, Ivone Garcia |
Resumo: | O objetivo deste artigo é realizar um exercício reflexivo sobre as relações entre Pedagogia e Educação Física e suas contribuições para a educação da infância em uma perspectiva sócio-histórico-dialética. Para isso, organizamos os textos em três momentos: o primeiro tem como finalidade resgatar a constituição histórica dos projetos em educação infantil no Brasil; o segundo busca delimitar as proposições fundamentais da perspectiva sócio-histórico-dialética, e, por último, indicamos caminhos a serem percorridos pelas duas áreas de conhecimento em debate, Educação Física e Pedagogia. |
Abstract: | The aim of this article is to reflect upon the relations between Pedagogy and Physical Education and their contributions to infant education in a social-historical-dialectic per-spective. To achieve this, we have organized this text in three parts: the first one aims at recollecting the historical constitution of projects on infant education in Brazil; the second part aims at defining the scope for thefundamental propositions of this social-historical-dialectic perspective. Lastly, we indicate paths that can be followed by these two fields of knowledge that are discussed here, physical education and pedagogy. |
Palavras-chave: | Educação infantil Pedagogia Educação Física Infant education Pedagogy Physical Education |
País: | Brasil |
Instituição: | Anagleyce Teodoro Rodrigues |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Educação Física e Dança |
Citação: | BARBOSA, Ivone Garcia. Educação infantil: o lugar da pedagogia e da educação física em uma perspectiva sócio-histórico-dialética. Pensar a Prática, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 71-91, jul./jun. 2001/02. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/47/44>. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | 10.5216/rpp.v5i0.47 |
Identificador do documento: | 10.5216/rpp.v5i0.47 |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15016 |
Data de publicação: | Jun-2002 |
Aparece nas coleções: | FEFD - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Ivone Garcia Barbosa - 2002.pdf | 141,45 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons