Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15016
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação infantil: o lugar da pedagogia e da Educação Física em uma perspectiva sócio-histórico-dialética
Título(s) alternativo(s): Infant eductation: the lace of pedagogy and of Physical Education in a social-historical-dialectic perspective
Autor: Barbosa, Ivone Garcia
Resumo: O objetivo deste artigo é realizar um exercício reflexivo sobre as relações entre Pedagogia e Educação Física e suas contribuições para a educação da infância em uma perspectiva sócio-histórico-dialética. Para isso, organizamos os textos em três momentos: o primeiro tem como finalidade resgatar a constituição histórica dos projetos em educação infantil no Brasil; o segundo busca delimitar as proposições fundamentais da perspectiva sócio-histórico-dialética, e, por último, indicamos caminhos a serem percorridos pelas duas áreas de conhecimento em debate, Educação Física e Pedagogia.
Abstract: The aim of this article is to reflect upon the relations between Pedagogy and Physical Education and their contributions to infant education in a social-historical-dialectic per-spective. To achieve this, we have organized this text in three parts: the first one aims at recollecting the historical constitution of projects on infant education in Brazil; the second part aims at defining the scope for thefundamental propositions of this social-historical-dialectic perspective. Lastly, we indicate paths that can be followed by these two fields of knowledge that are discussed here, physical education and pedagogy.
Palavras-chave: Educação infantil
Pedagogia
Educação Física
Infant education
Pedagogy
Physical Education
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança
Citação: BARBOSA, Ivone Garcia. Educação infantil: o lugar da pedagogia e da educação física em uma perspectiva sócio-histórico-dialética. Pensar a Prática, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 71-91, jul./jun. 2001/02. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/47/44>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v5i0.47
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v5i0.47
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15016
Data de publicação: Jun-2002
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ivone Garcia Barbosa - 2002.pdf141,45 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons