Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15017
Tipo do documento: Artigo
Título: Dança e inclusão no contexto escolar, um diálogo possível
Título(s) alternativo(s): Dance and affirmative action in the school context: a possible dialogue
Danza e iclusión en el contexto escolar, un diálogo posible
Autor: Santos, Rosirene Campêlo dos
Figueiredo, Valéria Maria Chaves
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar e refletir a dança no contexto escolar, bem como a forma de propiciar sua inclusão nesse contexto. Discutem-se algumas questões sobre os alunos portadores de necessidades especiais, como as possibilidades para que eles tenham acesso ao conhecimento e utilizem suas capacidades de expressar, verbalizar e atuar de maneira crítica e criativa, sem que nenhuma de suas potencialidades seja negligenciada. Sob essa perspectiva, reavaliam-se conceitos e preconceitos presentes nas aulas de Educação Física e na Dança.
Abstract: This study aims at analyzing and reflecting upon dance in the school context, and how dance can assist and encourage affirmative action, especially discussing the insertion of special needs students in regular schools and the possibilities for them to have access to learning, to use their capacities in expressing and verbalizing themselves, as well as acting in a more creative and analytical way, with not one of his/her potential skills being neglected, and reevaluating concepts and prejudice that are present in Physical Education and Dance classes.
Este estudio tiene por objetivo analizar y reflexionar la danza en el contexto escolar, y de qué forma se puede favorecer y propiciar la inclusión, discutiendo algunas cuestiones sobre los alumnos portadores de necesidades especiales y las posibilidades para que ellos tengan acceso al conocimiento, utilicen sus capacidades de expresarse, con palabras y actuar de manera crítica y creativa, sin que ninguna de sus potencialidades sea tratada con negligencia reevaluando conceptos y prejuicios presentes en las clases de Educación Física y en la Danza.
Palavras-chave: Dança
Inclusão
Educação
Dance
Insertion
Education
Danza
Inclusión
Educación
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança
Citação: SANTOS, Rosirene Campêlo dos; FIGUEIREDO, Valéria Maria Chaves. Dança e inclusão no contexto escolar, um diálogo possível. Pensar a Prática, Goiânia, v. 6, n. 1, p. 107-116, jul./jun. 2002/03. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16052/9835>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v6i0.16052
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v6i0.16052
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15017
Data de publicação: Jun-2003
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Rosirene Campêlo dos Santos - 2003.pdf67,29 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons