Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15030
Tipo do documento: Artigo
Título: Capoeira nas aulas de Educação Física: uma proposta de intervenção
Título(s) alternativo(s): Capoeira in Physical Education classes: a proposition for intervention
Capoeira en las clases de Educación Física: una propuesta de intervención
Autor: Noronha, Flávia Dayana Almeida
Pinto, Rúbia-Mar Nunes
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa na qual procuramos dialogar com o conhecimento da capoeira no sentido de propor estratégias de intervenção para o seu trato nas aulas de Educação Física nos primeiros anos de escolarização. Procuramos trabalhar, de maneira articulada, os elementos teóricos e práticos que compõem o universo desta manifestação cultural, os quais foram sistematizados na forma de seqüenciador de aulas a partir de sete temáticas norteadoras: luta, localização geográfica, música, corpo, forma de organização social, fundamentos e capoeira e luta. Ao final, compreendemos algumas questões importantes no que se refere à metodologia empregada e ao entendimento do processo de desenvolvimento da criança.
Abstract: This article presents the results of a research work in which we tried to interact with the knowledge within Capoeira in order to propose intervention strategies for its use in physical education classes in the early levels of schooling. We aimed at working in an articulate manner with the theoretical and practical elements that constitute the universe of this cultural manifestation, which were then systematized in the form of a class sequencer taken from seven fundamental themes: fighting, geographical location, music, the body, forms of social organization, fundamentals, and capoeira and fighting. As a result, we have understood some important issues regarding the methodology used in capoeira as well as the development process in children.
El artículo presenta los resultados de una investigación en la cual buscamos dialogar con el conocimiento de la capoeira en el sentido de proponer estrategias de intervención para su trato en las clases de Educación Física en los primeros años de escolarización. Procuramos trabajar, de manera articulada, los elementos teóricos y prácticos que componen el universo de esta manifestación cultural, los cuales fueron sistematizados en forma de secuenciador de clases a partir de siete temáticas norteadoras: lucha, localización geográfica, música, cuerpo, forma de organización social, fundamentos y capoeira y lucha. Al final, comprendemos algunas cuestiones importantes en lo que se refiere a la metodología empleada y al entendimiento del proceso de desarrollo del niño.
Palavras-chave: Educação
Educação Física
Capoeira
Proposta pedagógica
Trato com o conhecimento
education
Physical Education
Pedagogical practices
Dealing with knowledge
Educación
Práctica pedagógica
Trato con el conocimiento
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: NORONHA, Flávia Dayana Almeida; PINTO, Rúbia-Mar Nunes. Capoeira nas aulas de educação física: uma proposta de intervenção. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 123-138, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16059/9845>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i2.16059
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i2.16059
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15030
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Flávia Dayana Almeida Noronha - 2004.pdf85,13 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons