Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15034
Tipo do documento: Artigo
Título: Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas
Título(s) alternativo(s): Gym teaching methodology: new approaches, new perspectives
Metodología de enseñanza de la gimnasia: Nuevos horizontes, nuevas perspectivas
Autor: Marcassa, Luciana Pedrosa
Resumo: Este artigo busca sistematizar uma proposta metodológica para o ensino da Ginástica escolar e comunitária, que vem sendo construída a partir de experiências realizadas junto aos projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Ginástica (GEPEGIN), da Faculdade de Educação Física da UFG. A proposta indica alguns princípios, conteúdos e estratégias de ação que possam contribuir para o processo de formação humana crítica, na tentativa de apontar uma nova perspectiva para o ensino, a prática e o conhecimento da Ginástica.
Abstract: This article aims at systematizing a methodological approach for the teaching of gym in schools and communities, which is being built from the experiences held with teaching, research, and extension (community-bound) projects linked to GEPEGIN - the Study, Research, and Gym Experimentation Group, from the Physical Education Department at UFG - the Federal University of Goias. This approach indicates some principles, contents, and strategies for action that might contribute to the process of human education in a critical way, in an attempt to point towards a new perspective for the teaching, the practice, and the knowledge of Gymnastics.
Este artículo busca sistematizar una propuesta metodológica para la enseñanza de la Gimnasia escolar y comunitaria, que viene siendo construida a partir de experiencias realizadas junto a los proyectos de enseñanza, pesquisa y extensión vinculados al Grupo de Estudio, Pesquisa y Experimentación en Gimnasia (GEPEGIN), de la Facultad de Educación Física de la UFG. La propuesta indica algunos principios, contenidos y estrategias de acción que puedan contribuir para el proceso de formación humana crítica, intenta señalar una nueva perspectiva para la enseñanza, la práctica y el conocimiento de la Gimnasia.
Palavras-chave: Metodologia da ginástica
Formação humana
Linguagem corporal
Gymnastics methodology
Human education
Body language
Metodología de la gimnasia
Formación humana
Lenguaje corporal
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: MARCASSA, Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 171-186, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/94/89>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i2.94
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i2.94
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15034
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Luciana Pedrosa Marcassa - 2004.pdf69,5 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons