Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15035
Tipo do documento: Artigo
Título: Educação Física adaptada e avaliação: um caminho para o trabalho motor em alunos com deficiência mental
Título(s) alternativo(s): Adapted Pysical Education and evaluation: a path for motor work with mentally disabled students
Educación Física adaptada y evaluación: Un camino para el trabajo motor en alumnos con deficiencia mental
Autor: Gonçalves, Vivianne Oliveira
Silva, Kelly Suêmia Dutra
Fernandes, Denise Pereira
Ferreira, Lorena Barbosa
Resumo: Ao observarmos a carência e a importância da avaliação em educação física adaptada, desenvolvemos este estudo, cujo objetivo é propor uma metodologia de avaliação na área, baseada no comportamento adaptativo. Sendo assim, elaboramos uma ficha de avaliação e, através de observações, verificamos que os alunos pesquisados possuem maior dificul-dade no que se refere às funções acadêmicas, e maior facilidade na área identificada como cuidados pessoais. Apresentamos, ainda, algumas sugestões de atividades visando a elaboração da avaliação do comportamento adaptativo baseando-se nas áreas pesquisadas, com o intuito de identificar as de maior defasagem dos alunos e/ou com o intuito de realizar um trabalho no sentido de superá-las.
Abstract: When observing the lack and the importance of evaluation in adapted physical education, we have developed this study, which aims at proposing an evaluation methodology for the area, based on adaptive behavior. We have thus created an evaluation sheet and, through observation, we have verified that the researched students have greater difficulty with regards to the academic functions, and greater ease in the area identified as personal care. We also present a few suggested activities aimed at building an evaluation procedure for adaptive behavior based on the studied areas, with an interest in identifying the areas in which students have greater difficulty, and also with an interest in working towards helping these students overcome such difficulties.
Al observar la carencia y la importancia de la evaluación en educación física adaptada, desarrollamos este estudio, cuyo objetivo es proponer una metodología de evaluación en el área, basada en el comportamiento adaptativo. Así, elaboramos una ficha de evaluación y, a través de observaciones, verificamos que los alumnos investigados poseen mayor dificultad en lo que se refiere a las funciones académicas, y mayor facilidad en el área identificada como cuidados personales. Presentamos, aún, algunas sugerencias de actividades visando la elaboración de la evaluación del comportamiento adaptativo basándose en áreas investigadas, con la finalidad de identificar las de mayor diferencia de los alumnos y/o con la intención de realizar un trabajo en el sentido de superarlas.
Palavras-chave: Educação Física
Educação Física para deficientes
Avaliação
Deficiência mental
Physical Education
Physical education for the disabled
Evaluation
Mental deficiency
Educación Física
Educación Física para discapacitados
Evaluación
País: Brasil
Instituição: Angleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: GONÇALVES, Vivianne Oliveira; SILVA, Kelly Suêmia Dutra; FERNANDES, Denise Pereira; FERREIRA, Lorena Barbosa. Educação FísicaTEXEIRA, Hayka Kattriny. adaptada e avaliação: um caminho para o trabalho motor em alunos com deficiência mental. Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 231-243, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/98/93>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i2.98
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v7i2.98
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15035
Data de publicação: Dez-2004
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vivianne Oliveira Gonçalves - 2004.pdf67,7 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons