Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15036
Tipo do documento: Artigo
Título: A educação do corpo em ambientes educacionais
Título(s) alternativo(s): The education of the body in education atmospheres
Educación del cuerpo em ambientes educacionales
Autor: Lazzarotti Filho, Ari
Bandeira, Lílian Brandão
Jorge, Antonio Chadud
Resumo: Este trabalho apresenta as principais questões oriundas de pesquisa que objetivou investigar, em perspectiva comparada, os cuidados com o corpo e as técnicas corporais na educação escolar de crianças e jovens. Procuramos correlacionar aspectos de conteúdos e metodologias do ensino de Educação Física com as disciplinas Ciências e Ensino Religioso, assim como do esporte escolar e sua presença nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada com alunos e professores da segunda fase do Ensino Fundamental, em escola pública de Goiânia, onde percebemos a educação do corpo sustentada por uma concepção biológica, com valorização da disciplina Ciências. O esporte escolar mantém, através do sistema esportivo, o modelo de manifestação e expressão na escola por intermédio das competições, da formação dos ídolos, da racionalização, do treinamento e do desenvolvimento dos seus valores. Ao final, constatamos a necessidade de entender a educação do corpo de forma multidisciplinar e de ampliar o foco de ensino do esporte na escola.
Abstract: This work presents the main subjects originating from of a research that it aimed at to investigate, in compared perspective, the cares with the body and the corporal tech-niques in the children’s school education and young, correlating aspects of contents and methodologies of the teaching of Physical education with the disciplines Sciences and Religious Teaching, as well as of the school sport and your presence in the classes of Physical education. The research was carried out a public school of Goiânia with students and teachers of the second phase of the Fundamental Teaching. We unders-tood an education of the body in the school sustained in a biological conception, with valorization of the discipline of Sciences and strongly present in the school sport which maintains, through the sporting system, the manifestation model and expression in the school: through the competitions, of the formation of the idols, of the rationalization, of the training and of the development of their values. At the end, we understood the need to understand the education of the body of discipline form and of enlarging the focus of teaching of the sport in the school.
Este trabajo presenta las principales cuestiones originarias de una pesquisa con el obje-tivo de investigar, en perspectiva comparada, los cuidados con el cuerpo y las técnicas corporales en la educación escolar de niños y jóvenes, haciendo la correlación entre aspectos de contenidos y metodologías de la enseñanza de Educación Física con las asignaturas Ciencias Y Enseñanza Religiosa, así como del deporte escolar y su pre-sencia a la clase de Educación Física. La pesquisa fue realizada en una escuela pública de la ciudad de Goiânia con alumnos y profesores de la segunda fase de la Enseñanza Fundamental. Percibimos una educación del cuerpo en la escuela sustentada por la con-cepción biológica, con valoración de la asignatura de ciencias fortemente presente en el deporte escolar lo cual mantiene a través del sistema deportivo el modelo de mani-festación y expresión en la escuela: a través de las competiciones, de la formación de los ídolos, de la racionalización, del entrenamiento y del desarrollo de suyos valores. Al final, percibimos la necesidad de entender la educación del cuerpo de forma multidisci-plinar y de ampliar el foco de enseñanza del deporte en la escuela.
Palavras-chave: Educação do corpo
Escola
Educação Física
Esporte escolar
Education of the body
School
Physical Education
School sport
Educación del cuerpo
Escuela
Educación Física
Deporte escolar
País: Brasil
Instituição: Ari Lazzarotti Filho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: LAZZAROTTI FILHO, Ari; BANDEIRA, Lílian Brandão; JORGE, Antonio Chadud. A educação do corpo em ambientes educacionais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 141-161, jul./dez. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/111/106>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v8i2.111
1415-4676
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v8i2.111
1415-4676
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15036
Data de publicação: Nov-2005
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ari Lazzarotti Filho - 2005.pdf337,46 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons