Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15038
Tipo do documento: Artigo
Título: O ensino do esporte como problema multidisciplinar
Título(s) alternativo(s): The teaching of sports as a multidisciplinary issue
La enseñanza del deporte como problema multidisciplinar
Autor: Guimarães, Juracy da Silva
Resumo: O presente texto consiste no ensino do esporte enquanto problema de interesse multidisciplinar e parte da compreensão do esporte como uma construção histórica e social do homem moderno que vem sendo tematizada por professores de educação física em seus vários campos de atuação. Aponta, este texto, para certa “inconsistência” das análises feitas sobre o fenômeno esportivo constante das obras específicas da área de educação física e vislumbra a possibilidade de compreensão do “discurso” recorrente entre os professores de educação física, acerca do ensino dos esportes, a partir de pressupostos teóricos básicos da Sociologia. Indica, ainda, a necessidade de realização de estudos a partir deste viés epistemológico pouco desenvolvido no Brasil.
Abstract: The present text discusses the teaching of sports as an issue of multidisciplinary interest. It starts from the understanding of sports practice as a social and historical construction of modern man which has been discussed by physical education teachers in their many fields of work. This text points to a certain "inconsistency" found in the analises of sports as a phenomenon which is frequent in physical education literature, and it points to the possibility of understanding the "discourse" which is repetitive among physical education teachers on the teaching of sports, from the starting point of basic theoretical suppositions taken from Sociology. It also indicates the need to conduct further studies from such an epistemological viewpoint which has had little developed in Brazil.
El presente texto consiste en la enseñanza del deporte como problema de interés multidisciplinar y parte de la comprensión del deporte como una construcción histórica y social del hombre moderno que viene siendo tematizada por profesores de educación física en sus varios campos de actuación. Señala, este texto, para cierta "inconsistencia" de los análisis hechos sobre el fenómeno deportivo constante de las obras específicas del área de educación física y vislumbra la posibilidad de comprensión del "discurso" recurriente entre los profesores de educación física, acerca de la enseñanza de los deportes, a partir de presupuestos teóricos básicos de la Sociología. Indica, incluso, la necesidad de realización de estudios a partir de este canal epistemológico poco desarrollado en Brasil.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Esporte
Sociologia
Pedagogical practice
Sports
Sociology
Práctica pedagógica
Deporte
País: Brasil
Instituição: Anagleyce Teodoro Rodrigues
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: GUIMARÃES, Juracy da Silva. O ensino do esporte como problema ultidisciplinar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 55-67, jan./jun. 2005. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/104/99>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v8i1.104
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v8i1.104
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15038
Data de publicação: Jun-2005
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Juracy da Silva Guimarães - 2005.pdf47,86 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons