Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15042
Tipo do documento: Artigo
Título: Productive discussions for online collaborative creativity
Autor: Ferreira, Deller James
Santos, Gilberto Lacerda dos
Resumo: Pesquisas atuais mostram que a criatividade tipicamente ocorre em grupos em colaboração e destacam alguns processos colaborativos que podem promover criações coletivas. Contudo, é necessário ter-se um melhor entendimento de processos grupais pelos quais inovações emergem. Neste trabalho é discutido um framework para analisar o discurso em função da inovação, criatividade e produção do conhecimento, com o intuito de obter-se um entendimento mais aprofundado das múltiplas facetas de processos criativos e colaborativos em ambientes de discussão online. Dados empíricos foram qualitativamente analisados de acordo com a etnografia da comunicação de Hymes (1974). Uma análise qualitativa de conteúdo evidenciou que o processo criativo colaborativo é transacional e entrelaça os pensamentos divergente e convergente. Apesar do mesmo envolver a geração de novas idéias ou a recombinação de elementos conhecidos em algo novo baseado na imaginação, o pensamento divergente, o randômico, e considera múltiplas soluções e alternativas, ele também envolve o pensamento convergente, que depende de uma busca sistemática para uma solução e múltiplas ações avaliativas
Abstract: Actual research shows that important creative insights typically occur in collaborative groups, and highlight some collaborative processes that can further collective creations. However, it is necessary to have a better understanding of the processes whereby innovations emerge from groups. In order to have a deeper understanding of the multiple facets of collaborative creative processes in online discussion environments, it is discussed in this work a framework to analyze discourse in function of innovation, creativity, and knowledge production. Empirical data were qualitatively analyzed according to Hymes (1974) ethnography of communication. Qualitative content analysis evidenced that creative collaborative process is transactional and intertwines the divergent and convergent thinking. Despite it involves the generation of new ideas or the recombination of known elements into something new that relies on imagination, the divergent thinking, the random and considers multiple solutions and alternatives, it also involves the convergent thinking, that depends on a systematic search for solution and multiple evaluative actions.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Criatividade
Construção do conhecimento
Dialógico
Dialético
Collaboralive learning
Creativity
Knowledge building
Dialogic
Dialectic
País: Portugal
Unidade acadêmica: Instituto de Informática - INF (RG)
Citação: FERREIRA, Deller James; SANTOS,Gilberto Lacerda dos. Productive discussions for online collaborative creativity. Interacções, Lisboa, v. 7, n. 17, p. 189-207, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15042
Data de publicação: 2011
Aparece nas coleções:INF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Deller James Ferreira - 2011.pdf242,52 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons