Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15048
Tipo do documento: Artigo
Título: Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na Web
Título(s) alternativo(s): A dialectic approach to group knowledge building via Web
La construction en groupe du savoir par une approche dialectique
Construcción grupal del conocimiento por un abordaje dialéctico
Autor: Ferreira, Deller James
Resumo: O presente trabalho discute a produção colaborativa do conhecimento na Web, provendo uma análise de como contribuições divergentes provenientes dos indivíduos tornam-se um conhecimento convergente compartilhado. Uma colaboração profícua pode desencadear a criação de algo inovador que não pode ser atribuído a nenhum aluno específico. Durante a produção colaborativa pode emergir um conhecimento que não pode ser construído individualmente. Será usada uma abordagem com base na lógica dialética, para descrever uma das possíveis maneiras pelas quais a construção do conhecimento colaborativa pode ocorrer.
Abstract: The present essay discusses collaborative knowledge construction on the Web, providing an analysis related to how divergent contributions from individuals become a convergent shared knowledge. A proficient collaboration can unlash the creation of something innovating that can not be conferred to a specific student. During the collaborative production a knowledge that could not be constructed individually can emerge. An approach based on dialectic logic to describe one of the possible ways that such a process concerning collaborative knowledge construction can occur by means of a social representation synthesis will be used.
Le travail discute la production collaborative du savoir sur la Web, fournissant une analyse qui a rapport à comment des contributions divergentes provenant des individus deviennent un savoir convergent partagé. Une collaboration enrichissante peut entraîner la création de quelque chose d’innovateur qui ne peut être conféré à aucun étudiant en particulier. Durant la production collaborative peut émerger un savoir qui ne peut être construit individuellement. Une approche sur base de la logique dialectique pour décrire une des manières possibles que tel processus concernant la construction du savoir collaboratif peut prendre place par l’entremise de la synthèse d’une représentation sociale sera utilisée.
El presente trabajo discute la producción colaborativa del conocimiento en la web, proveyendo un análisis relacionado a como contribuciones divergentes provenientes de los individuos se tornan un conocimiento convergente compartido. Una colaboración proficua puede desencadenar la creación de algo innovador que no puede ser conferido a ningún alumno específico. Durante la producción colaborativa puede emergir un conocimiento que no puede ser construído individualmente. Será usado un abordaje con base en la lógica dialéctica para describir una de las posibles maneras que tal proceso concermente a la construcción colaborativa del conocimiento puede ocurrir por medio de la síntesis de una representación social.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Lógica dialética
Representação social
Produção do conhecimento
Tecnologia na educação
Collaborative learning
Dialectic logic
Social representation
Knowledge construction
Technology in education
Apprentissage collaboratif
Logique dialectique
Représentation sociale
Production du savoir
Technologie en éducation
Aprendizaje colaborativo
Representación social
Producción del conocimiento
Tecnología en la educación
País: Brasil
Unidade acadêmica: Instituto de Informática - INF (RG)
Citação: FERREIRA, Deller James. Construção grupal do conhecimento por uma abordagem dialética na Web. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 13, n. 24, p. 115-129, jan./jun. 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15048
Data de publicação: Jun-2007
Aparece nas coleções:INF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Deller James Ferreira - 2007.pdf117,18 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons