Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15054
Tipo do documento: Artigo
Título: Equipamento para determinação Equipamento para determinação da erodibilidade e tensão crítica de da erodibilidade e tensão crítica de cisalhamento do solo em canais de estradas cisalhamento do solo em canais de estradas
Título(s) alternativo(s): Equipment to determine erodibility and critical shear stress of soil in road channels
Autor: Griebeler, Nori Paulo
Pruski, Fernando Falco
Mehl, Herony Ulisses
Silva, Demetrius David da
Oliveira, Luiz Fernando Coutinho de
Resumo: A erosão provocada pela água no leito e nas margens de estradas não-pavimentadas, está intimamente relacionada à má drenagem. Para que o sistema de drenagem seja feito de forma adequada, o conhecimento da erodibilidade e da tensão crítica de cisalhamento do solo é essencial. Neste sentido, desenvolveu-se um equipamento que permite a simulação do escoamento superficial e o acompanhamento das perdas de solo diretamente no leito ou no canal da estrada, possibilitando a determinação da tensão crítica de cisalhamento e da erodibilidade do solo. O equipamento consiste em um conjunto composto por um reservatório de água, uma caixa de nível constante, uma calha para simulação do escoamento superficial e por um sistema de armazenamento da água escoada e filtragem dos sedimentos erodidos. Com base nos resultados obtidos com o uso do equipamento, constatou-se que este se mostrou satisfatório quanto aos aspectos de instalação, simulação de escoamento e quantificação de perdas para diferentes tensões aplicadas, permitindo a determinação da erodibilidade e da tensão crítica de cisalhamento do solo. No que tange à sua praticidade, o equipamento apresentou aspectos inconvenientes, sobretudo no que se refere à necessidade de mão-de-obra e consumo de água.
Abstract: Water erosion on unpaved roads is directly related with poor drainage. The knowledge of the soil erodibility and critical shear stress is essential for correct design of drainage systems. In this paper equipment was developed which allows to simulate the surface runoff in the road channels and to determine, consequently, the soil erodibility and the critical shear stress for the soil. The equipment consists of a water reservoir, a box to control water level, a channel where the surface runoff simulation is made and a system to store the water and the sediments which are detached by surface runoff. The equipment had a good performance to determine the soil erodibility and the critical shear stress for the soil; however it has inconvenience with respect to labor and the amount of water necessary.
Palavras-chave: Erosão em estradas
Teste de erosão
Escoamento superficial
Road erosion
Surface runoff
Erosion test
País: Brasil
Unidade acadêmica: Escola de Agronomia - EA (RG)
Citação: GRIEBELER, Nori P.; PRUSKI, Fernando F.; MEHL, Herony U.; SILVA, Demetrius D. da; OLIVEIRA, Luiz F. C. de. Equipamento para determinação da erodibilidade e tensão crítica de da erodibilidade e tensão crítica de cisalhamento do solo em canais de estradas cisalhamento do solo em canais de estradas. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 9, n. 2, p. 166-170, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.1590/S1415-43662005000200003
Identificador do documento: 10.1590/S1415-43662005000200003
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15054
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:EA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Nori Paulo Griebeler - 2005.pdf251,95 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons