Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15059
Tipo do documento: TCC
Título: A Educação Física nos CAPS de Goiânia: reflexões metodológicas acerca das intervenções com oficinas terapêuticas
Autor: Sousa, Paulianny Mirelly Gonçalves de
Primeiro orientador: Furtado, Roberto Pereira
Primeiro membro da banca: Furtado, Roberto Pereira
Resumo: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atuam baseados no modelo de clínica ampliada, que tem como finalidade substituir o paradigma de tratamento das pessoas com transtornos mentais baseada na superação do modelo tradicional. Alguns dos recursos utilizados por essas unidades são por exemplo, as oficinas terapêuticas. Dos 8 CAPS do município de Goiânia – GO, as oficinas desenvolvidas por professores de Educação Física compõem um total de mais da metade das 67 (63,8%) das atividades referentes ao cuidado terapêutico. Desta forma, surge a necessidade de analisar como se dá a intervenção do profissional de Educação Física nas oficinas terapêuticas com conteúdos relacionados à identidade deste campo acadêmico e profissional, bem como, identificar como elas são demandadas, planejadas, executadas e avaliadas por esses professores. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo desenvolvida a partir do banco de dados do grupo ECOS, tendo como ferramenta de análise a técnica de análise de conteúdo. Desta forma, chegamos à conclusão de que o trabalho realizado pelos professores nesse serviço compreende uma prática social, a qual identificamos como prática terapêutica estabelecida entre professor-usuário no âmbito do CAPS. Foi através dessa compreensão, que chegamos a um problema de pesquisa: como seria a prática social nos CAPS a partir da compreensão da relação estabelecida entre profissional e usuário? O que seria a heterogeneidade real e da homogeneidade possível na saúde mental? Foram estas respostas que nos levaram a compreender como as atividades propostas pelos professores de Educação Física são sistematizadas.
Palavras-chave: Educação Física
Saúde mental
Prática terapêutica
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: SOUSA, Paulianny Mirelly Gonçalves de. A Educação Física nos CAPS de Goiânia: reflexões metodológicas acerca das intervenções com oficinas terapêuticas. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15059
Data de publicação: 2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Paulianny Mirelly Gonçalves de Sousa - 2017.pdf721,11 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons