Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15060
Tipo do documento: TCC
Título: Efeito agudo do exergame zumba® fitness e de uma sessão de exercício contínuo de moderada intensidade sobre o estado de ansiedade de mulheres jovens
Autor: Caixêta, Valéria Cristina
Primeiro orientador: Lira, Cláudio Andre Barbosa de
Primeiro membro da banca: Lira, Cláudio Andre Barbosa de
Resumo: A ansiedade pode ser entendida como um sentimento de tensão e apreensão a um acontecimento real ou não e pode ser tratada através da psicoterapia, uso de medicamentos e realização de atividade física. Recentemente, estudos com atividades alternativas, como jogos eletrônicos estão sendo investigados, como é o caso dos exergames. Os exergames são uma modalidade de exercício físico que permite a interação do participante com o jogo e o Zumba® Fitness é uma variedade do exergame disponível para adesão da sociedade. Objetivo: Verificar o efeito de uma sessão com o exergame Zumba® Fitness sobre os níveis de ansiedade-estado em mulheres jovens e compará-lo com os efeitos obtidos em uma sessão de exercício contínuo (EC). Objetivos específicos: Classificar os níveis de ansiedade-estado das mulheres; estimar o consumo máximo de oxigênio (𝑉̇ O2max) das voluntárias; avaliar o comportamento da frequência cardíaca (FC); avaliar a percepção subjetiva de esforço (PSE) e o nível de divertimento. Materiais e Métodos: Participaram do estudo 21 mulheres com idade de 25,4±5,9 anos. As voluntárias foram submetidas a três visitas: 1ª - anamnese, avaliação antropométrica e teste de Ebbeling et al. para estimar o 𝑉̇ O2max, 2ª - dança no exergame Zumba® Fitness, aferição da FC durante todo o teste, avaliação da PSE ao final de cada música e do nível de divertimento ao final da sessão e 3ª - EC em esteira com aferição da FC, avaliação da PSE (a cada 5min) e do nível de divertimento. A normalidade da amostra foi testada pelo teste de Shapiro-Wilk. Foi realizado os testes t Student para amostras pareadas e amostras independentes. Foi utilizada o coeficiente linear de Pearson e Spearman para determinar as correlações entre as variáveis (p<0,05). Resultados: Após uma sessão do exergame Zumba® Fitness, houve redução de 26,7% (p=0,001) no nível de ansiedade-estado, o que não ocorreu no EC. O divertimento foi estatisticamente maior no exergame Zumba® Fitness, quando comparado com o EC (p=0,002). A FC média no exergame e no EC foram respectivamente de 144±8 e 139±9 bpm. A PSE apresentou um escore de 13 na escala de Borg para os dois testes. Conclusão: Após uma única sessão do exergame Zumba® Fitness e de EC, apenas a primeira reduziu de forma significativa os níveis de ansiedade e apresentou maiores escores de divertimento, portanto, o exergame Zumba® Fitness pode ser uma ferramenta interessante para controle da ansiedade-estado em mulheres jovens.
Palavras-chave: Ansiedade
Exergame
Zumba® fitness
Exercício contínuo
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Nome do curso: Educação Física (RG)
Citação: CAIXÊTA, Valéria Cristina. Efeito agudo do exergame zumba® fitness e de uma sessão de exercício contínuo de moderada intensidade sobre o estado de ansiedade de mulheres jovens. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15060
Data de publicação: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:FEFD - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Educação Física - Valéria Cristina Caixêta - 2017.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons