Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15072
Tipo do documento: Artigo
Título: Dilemas e perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão
Título(s) alternativo(s): Dilemmas and perspectives for Physical Education in the face of the inclusion paradigm
Dilemas y perspectivas de la Educación Fisica ante el paradigma de la inclusión
Autor: Silva, Régis Henrique dos Reis
Sousa, Sônia Bertoni
Vidal, Maria Helena Candelori
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir, de forma sucinta, os dilemas e as perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isto, faz-se necessário abordar as seguintes temáticas: a) princípios que orientam a educação especial; b) fatos e correntes de pensamento que vêm orientando o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; c) políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação especial/educação inclusiva, nos cenários da integração e da inclusão e o que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros quanto à inclusão dessas pessoas na rede de ensino público e/ou privado; e d) os dilemas e as perspectivas da educação física diante da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais. Constatamos que, para que a educação física seja inclusiva, precisamos estar envolvidos numa prática sócio-político-pedagógica capaz de materializar-se em uma nova educação física escolar e em novos caminhos a serem percorridos.
Abstract: This article aims at briefly discussing the dilemmas and perspectives for physical education in the face of the educational inclusion paradigm for special needs students. To achieve this, it has been necessary to approach the following issues: a) the guiding principles for special education; b) facts and schools of thought that have been guiding the development of inclusive education in Brazil; c) Brazilian educational policies towards special/ inclusive education against the backdrop of integration and inclusion and what Brazilian statistical data have shown on the inclusion of these students in the public and private school sectors; and d) the dilemmas and perspectives of physical education in the face of the educational inclusion of special needs students. This study has led us to conclude that, in order for physical education to be inclusive, we will need to get involved in social-political-pedagogical practices that is capable of materializing a new type of school physical education and creating new paths to be followed
Este artículo tiene como objetivo discutir cuál son los dilemas y las perspectivas de la educación física, ante el paradigma de la inclusión de la escuela de la gente con necesidades especiales educativas? Para ello, se hace necesario abordar las siguientes temáticas: a) principios que orientan la educación especial; b) hechos y corrientes de pensamiento que orientan el desarrollo de la educación inclusiva en Brasil; c) Políticas educativas brasileñas relacionadas a la educación especial de educación inclusiva, en la integración y en la inclusión y lo que ha demostrado los datos estadísticos brasileños cuanto a la inclusión de la gente con necesidades especiales educativas en escuelas privadas o públicas; y d) los dilemas y las perspectivas de la educación física ante la inclusión escolar de las personas con necesidades especiales. Constatamos que, para que la educación física sea incluyente tenemos que estar involucrados en una práctica polítcio-socio-pedagógico capaz de materializarse en una nueva escuela de educación física y en nuevos caminos por recorrer.
Palavras-chave: Educação Física
Educação especial
Inclusão
Physical education
Special education
Inclusion
Educación Física
Educación especial
Inclusión
País: Brasil
Instituição: Ari Lazzarotti Filho
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD (RG)
Citação: SILVA, Régis Henrique dos Reis; SOUSA, Sônia Bertoni; VIDAL, Maria Helena Candelori. Dilemas e perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11 n. 2, p. 125-135, maio/ago. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1793/4089>.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v11i2.1793
Identificador do documento: 10.5216/rpp.v11i2.1793
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15072
Data de publicação: Ago-2008
Aparece nas coleções:FEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Régis Henrique dos Reis Silva - 2008.pdf103,84 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons